Importância da patologia no diagnóstico dos suínos
A histopatologia pode fornecer uma estrutura sólida para estabelecer a causa real de um problema clínico.
Notícias, eventos e reportagens da actualidade do sector suinícola
Os eventos relacionados com o sector suinícola existem a nível mundial
Fórum de discussão sobre temas dos suínos
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola
A saúde dos suínos: notícias e artigos sobre PRRS, PCV2, biossegurança, etc., guia de doenças do porco, atlas de patologia, casos clínicos...
Como realizar uma necrópsia num porco, passo a passo, numa forma muito visual e prática.
Toda a informação sobre a Peste Suína Africana (PSA) na 3tres3,com.pt e em links externos
Descrição das doenças e afecções mais importantes nos suínos
Descrição fotográfica das lesões mais significativas dos suínos
Ferramenta para diagnosticar doenças nos suínos
Calcula a quantidade de medicamento a incorporar na água quando usamos um dosificador de fluxo
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
Preços do porco por países. Produção e comércio de carne de porco. Notícias do mercado do porco e das matérias-primas
As últimas cotações e a evolução histórica dos mercados mais importantes do suíno
Calcula o teu custo de produção, compara-o com o custo de referência e avalia como cada parâmetro afecta o custo de produção total e a margem
Dados e tendências do efectivo, produção e comércio de carne.
Dados de produção e comércio mundial das principais matérias-primas
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
Artigos sobre nutrição e alimentação de suínos, características das matérias primas e dos aditivos para suínos e preços das matérias-primas
Fichas técnicas das principais matérias-primas e aditivos. Incluem informação de valores nutricionais, produção e comércio, estudos recentes,...
Dados de produção e comércio mundial das principais matérias-primas
Utilize esta ferramenta para diagnosticar problemas com o Índice de Conversão. Clique no diagrama de fluxo ou nos botões dentro do texto para navegar pelas diferentes partes da ferramenta.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
Um boletim mensal de notícias sobre a nutrição dos suínos
Artigos sobre genética e reprodução nos suínos: selecção genética, genómica, inseminação artificial, uso de hormonas...
Compare dados produtivos, calcule os lugares de porcas, transição e engorda e visualize as tarefas no calendário consoante cada tipo de MEB.
Calcula a entrada de porcas ao iniciar uma exploração, para aumentar o seu efectivo ou para calcular a reposição de uma exploração em funcionamento
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
Maneio e gestão das suiniculturas e organização do trabalho em cada uma das fases de produção: maneio na gestação, engorda, maneio em bandas...
Compare dados produtivos, calcule os lugares de porcas, transição e engorda e visualize as tarefas no calendário consoante cada tipo de MEB.
Calcula o teu custo de produção, compara-o com o custo de referência e avalia como cada parâmetro afecta o custo de produção total e a margem
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
Desenho de instalações e equipamentos para suiniculturas: desenho de pavilhões, climatização, sistemas de alimentação, etc. Comparadores de equipamiento.
Que equipamento necessito para a minha exploração? Apresentamos-te diferentes equipamentos para que possas escolher.
Calculadora da pegada ambiental ao longo da cadeia de valor dos suínos
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
Aqui encontrarás os autores especializados em suíno que colaboram na 3tres3 com informação do seu curriculum
Joaquim Segalés i Coma nasceu em Vic (Barcelona) em 1968, e licenciou-se na Faculdade de Veterinária da Universitat Autónoma de Barcelona (UAB) em 1991. Posteriormente doutorou-se em Veterinária em 1996 pela mesma Universidade depois de ter estado 15 meses na Universidade de Minnesota (UM) nos Estados Unidos, e ser co-dirigido pelos Drs. Mariano Domingo (UAB) e Carlos Pijoan (UM). No ano 2000 conseguiu o diploma do European College of Veterinary Pathology (ECVP). No ano 2004 diplomou-se pelo European College of Porcine Health and Management (ECPHM), do qual é membro fundador e actual vice-presidente. É professor titular do Departament de Sanitat i d' Anatomia Animals da Faculdade de Veterinária da UAB, onde é docente no âmbito da anatomia patológica e da clínica suína. Actualmente também é director do Centre de Recerca en Sanitat Animal (CReSA), localizado na própria UAB.
O Dr. Segalés participou em múltiplos projectos de investigação, nacionais e de âmbito Europeu, especialmente versados em diferentes doenças do porco, bem como em convénios de colaboração com empresas do sector tanto nacionais como internacionais. Entre as linhas de investigação onde participou ou participa na actualidade deve-se destacar o vírus do síndroma respiratório e reprodutivo suíno (PRRSV), Haemophilus parasuis, vírus da Doença de Aujeszky (ADV), Mycoplasma hyopneumoniae, vírus da hepatite E (HEV), torque teno sus virus e doenças associadas ao circovirus suíno tipo 2 (PCV2). Deve-se destacar que o Dr. Segalés participou na primeira descrição em Espanha do síndroma de emagrecimento multissistémico pós-desmame ou circovirose suína em 1997 e do síndroma de dermatite e nefropatia suíno em 1996. Fruto destas investigações, é co-autor de mais de 200 artigos em revistas científicas internacionais, bem como coautor de 10 capítulos de livros de prestigio internacional nos quais se destaca Porcine circovirus diseases na 9ª e 10ª edição do livro Diseases of Swine. Também é coautor de um livro sobre a necropsia dos suínos, bem como de três livros de casos clínicos no porco.
Curriculum actualizado: 14-Mai-2013
A histopatologia pode fornecer uma estrutura sólida para estabelecer a causa real de um problema clínico.
A deteção de lesões pulmonares aquando do abate permite igualmente estimar as perdas económicas.
A recolha de dados no matadouro é um método comum de obter informações sobre a saúde e a produtividade, principalmente nas últimas semanas de vida dos suínos.
Dependendo dos níveis de imunidade materna, pode ocorrer uma possível interferência com a vacina, comprometendo a seroconversão e a eficácia da vacina.
Onde estão a ser encontradas mais evidências do possível papel do PCV-3 é em certos problemas reprodutivos.
A frequência de problemas sérios no genótipo a foi muito menor do que no genótipo b. Por que a frequência desses genótipos mudou?
Nestes últimos anos, desde que apareceu a vacina contra o PCV-2 para solucionar a enorme problemática gerada pela Circovirose, que pensas que mudou e de que maneira afecta as explorações?
Os pesos médios dos leitões ao nascimento, nos 3 grupos de porcas vacinadas, foram estatisticamente superiores aos das porcas não vacinadas.
Todas as vacinas disponíveis no mercado europeu e norte americano estão baseadas no genótipo PCV2a, ainda que os mais prevalentes sejam os PCV2b e PCV2d. Muito embora se tenha demonstrado um nível significativo de protecção cruzada entre estes três genótipos, seria interessante avaliar se a eficiência das vacinas é equivalente frente a todos estes genótipos.
Este artigo explica os factores a ter em conta para determinar o momento óptimo da vacinação contra o PCV2 e mostra os resultados de um estudo que avalia a eficácia de diferentes programas vacinais numa exploração com infecção subclínica.
Recentemente, foi sugerido que o PCV2 é capaz de produzir diarreia em porcos e propôs-se a doença entérica associada ao PCV2 (PCV2-ED) como uma entidade separada dentro das doenças associadas ao Circovirus Suíno (PCVDs).
Quanto maior a carga viral de PCV2 no soro, do desmame ao abate, menor o ganho médio diário (GMD).
Vendo que PCV2 possui uma alta resistência ambiental e altas capacidades de transmissão, não é surpreendente que tenha uma distribuição ubíqua.
Actualmente ainda poderão haver algumas dúvidas sobre os efetos benéficos da vacina contra o PCV2, tanto no aspecto clínico como económico nas infecções subclínicas de leitões, mas… qual é o papel da porca? é possível que a vacinação possa ter efeitos positivos na infecção subclínica das porcas?
O facto de que as vacinações contra PCV2 e Mhyo possam coincidir no tempo fez surgir a pergunta: podem-se aplicar simultaneamente para diminuir o trabalho e o stress dos animais? Contudo, neste cenário, deveria reavaliar-se a eficácia de ambas vacinas.
Novidades sobre as vias de excreção, vias de transmissão, factores de risco, etc. e a explicação de porque é que o PCV2 se converte num vírus patogénico.
Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt
faz login e inscreve-te na lista
Bem-vindo à 3tres3
Ligue-se, partilhe e relacione-se com a maior comunidade de profissionais do sector suinícola.
Já somos 157575 Utilizadores!
Regista-teJá é membro?