X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

333 Vozes Emergentes - Avaliação da inclusão de farinha de Tenebrio molitor em dietas de suínos.

Tese de doutoramento da Universidade de Milão (Itália), orientada por Luciana Rossi.

Os insetos representam uma fonte de proteína sustentável com alto valor nutricional que pode ser utilizada em dietas para suínos. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da inclusão de farinha de larvas de Tenebrio molitor como substituto parcial do concentrado proteico de soja sobre o desempenho, digestibilidade da dieta e modulação da microbiota intestinal em suínos de engorda. Um total de 14 suínos de engorda (80 ± 2 dias de idade) foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos (7 animais/casa) durante 28 dias: o grupo de controlo recebeu uma dieta completa e equilibrada constituída por uma fórmula suplementar (95%) suplementada com 4% de concentrado proteico de soja fermentado e 1% de óleo de soja; o grupo de tratamento foi alimentado com a mesma fórmula suplementar suplementada com 5% de farinha de larvas de T. molitor em substituição do concentrado proteico de soja fermentado e do óleo de soja.

Os animais foram pesados semanalmente e foram recolhidas amostras de fezes e de sangue para avaliar a digestibilidade do azoto e o perfil metabólico do soro através de análises químicas enzimáticas e colorimétricas, respetivamente. O ADN microbiano foi extraído de esfregaços rectais para avaliar o microbiota intestinal por amplificação e sequenciação do gene 16S rRNA. Não foram observadas diferenças no crescimento, na eficiência alimentar e na digestibilidade dos componentes proteicos e lipídicos da dieta durante o ensaio. Foram observados resultados comparáveis entre os dois grupos relativamente às concentrações séricas de albumina, globulina, ureia e interleucina-6, o que sugere um bom estado de saúde dos suínos. O grupo suplementado com T. molitor mostrou um aumento na diversidade beta após 28 dias, sugerindo uma modulação da microbiota fecal induzida pela inclusão de T. molitor. Estes resultados indicam que a farinha de T. molitor a 5% pode ser utilizada com sucesso como substituto parcial do concentrado proteico de soja em dietas para suínos de engorda.

<p>icon</p>
Ver póster

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista