X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

A fibra fermentável melhora a ecologia microbiana mas não a resposta da mucosa no cólon de leitões

A fibra fermentável pode promover efeitos benéficos no ecossistema microbiano do cólon em leitões ao demame.

26 Julho 2012
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A composição da dieta, especialmente os nutrientes não digestíveis, como a fibra dietética, amido resistente, e proteína não digestível e endógena, é uma das maiores influências da microbiota intestinal, já que o metabolismo e os requerimentos nutricionais de cada um dos grupos bacterianos diferem enormemente. A inclusão na dieta de carbohidratos fermentáveis (fCHO) produz ácidos gordos de cadeia curta, os quais se consideram benéficos para o hóspede, além de reduzirem a formação de metabolitos tóxicos derivados de proteínas fermentáveis (fPB). Pelo contrário, os aminoácidos têm a capacidade de fermentar numa grande variedade de produtos, a maioria deles tóxicos e pró-inflamatórios para o epitélio intestinal. No entanto, a influência de dietas altas em fPB na resposta epitelial e a sua interacção com fCHO é ainda confusa. O objetivo deste estudo foi determinar o efeito de fPB de soja tratada termicamente e fCHO proveniente do salvado de trigo e a polpa de beterraba e a sua interacção no padrão fermentativo da microbiota do cólon, stress oxidativo e resposta de citoquinas em leitões desmamados. Foram usados 32 leitões desmamados os quais foram alimentados com 4 dietas com um desenho factorial 2 x 2 com ↓ fPB/↓ fCHO [14,5% proteína bruta (PB)/14,5% fibra dietética total (FDT)]; ↓ fPB/↑ fCHO (14,8% PB/16,6% FDT); ↑ fPB/↓ fCHO (19,8% PB/14,5% FDT); e ↑ fPB/↑ fCHO (20,1% PB/18,0% FDT) como dietas experimentais. Após de 21-23 dias, os leitões foram abatidos e recolheu-se o conteúdo digestivo e amostras de tecidos que foram analizados para avaliar os índices de diversidade microbiana, expressão de genes relacionados com a renovação celular, citoquinas, genes do mucus e índices de stress oxidativo.

O rendimento productivo dos leitões não foi afectado pelas dietas experimentais. fPB incrementou (P < 0,05) as contagens de clostridia no grupo Clostridium leptum e as concentrações de ácidos gordos de cadeia curta e ramificados, amónio, putrescina, histamina e espermidina. No entanto, dietas com alto nível de fCHO incrementaram (P < 0,05) as contagens de clostridia nos grupos C. leptum e C. coccoides, alteraram a relação acetato:propionato para o acetato (P < 0,05) e reduziram as concentrações de amónio e putrescina (P < 0,05). Altos níveis de fPB incrementaram (P < 0,05) a expressão de PCNA, IL1b, IL10, TGFb, MUC1, MUC2 e MUC20 sem distinção da concentração de fCHO. O rácio glutatión:glutatión bisulfito foi reduzido (P < 0,05) pelas fPB e a expressão de glutatión transferasa foi reduzida por fCHO (P < 0,05).

Em conclusão, a fibra fermentável melhora as alterações produzidas pela proteína fermentável do ecosistema microbiano a nível de conteúdo digestivo, mas sem se observarem alterações na resposta inflamatória a nível da mucosa no cólon dos leitões.

R Pieper, S Kröger, JF Richter, J Wang, L Martin, J Bindelle, JK Htoo, D von Smolinski, W Vahjen, J Zentek, AG Van Kessel. Fermentable fibre ameliorates fermentable protein-induced changes in microbial ecology, but not the mucosal response, in the colon of piglets. 2012. Journal of Nutrition doi: 10.3945/ jn.111.156190

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista