Os descendentes de porcas multíparas enfrentam problemas tais como um desempenho de crescimento reduzido, pior qualidade da carne e até doenças. O ácido gama-aminobutírico (GABA) é conhecido por promover o crescimento e diminuir a inflamação, mas pouco se sabe sobre os seus mecanismos. O objectivo deste estudo era estimar se a suplementação dietética com GABA tem efeitos benéficos na performance do crescimento, índices antioxidantes, morfologia dos tecidos e abundância de sinais inflamatórios no fígado de suínos de engorda, e explorar se a regulação GABA de TLR4/NF-κB é mediada por receptores GABA in vitro. Um total de 72 porcos de engorda de porcas 8º paridade foram distribuídos aleatoriamente em 2 grupos, com 6 parques por tratamento, para receber uma dieta basal de milho-soja ou a dieta basal suplementada com 20 mg/kg GABA durante 60 dias. Após o período experimental, foram calculados parâmetros de desempenho e recolhidas amostras de soro e fígado para análise posterior. Além disso, foi estabelecido um modelo inflamatório induzido por lipopolissacarídeos (LPS) utilizando células HepG2 para estudar o papel do GABA na regulação da inflamação do fígado.
Os resultados indicaram que a suplementação com GABA melhora o desempenho de crescimento. O GABA teve um efeito positivo na taxa de conversão alimentar. A suplementação dietética com GABA influenciou a morfologia hepática, aumentou a actividade enzimática antioxidante e diminuiu a abundância da expressão proinflamatória de citoquinas, incluindo o factor de necrose tumoral-α (TNFα) e a interleucina (IL)-1β, no fígado de suínos de engorda. Além disso, a suplementação com GABA aumentou as expressões de mRNA do receptor peroxisómico activado por proliferador γ (PPARγ) e receptores GABA (GABARs) e reduziu a expressão da sinalização de Toll-like receptor 4 (TLR4)/factor nuclear-κB (NF-κB). Além disso, uma experiência in vitro demonstrou que o GABA diminuiu a expressão da sinalização hepática TLR4/NF-κB através da activação de GABARs sob tensão por LPS.
Em conclusão, as lesões hepáticas podem afectar a performance de crescimento de suínos de engorda ao modificar o metabolismo mitocondrial hepático, a expressão proinflamatória de citoquinas e a via TLR4/NF-κB, e a suplementação de GABA tem um efeito restaurador ao agir sobre os receptores GABA.
Zhang S, Zhao J, Hu J, He H, Wei Y, Ji L, Ma X. Gama-aminobutyric acid (GABA) alleviates hepatic inflammation via GABA receptors/TLR4/NF-κB pathways in growing-finishing pigs generated by super-multiparous sows. Animal Nutrition. 2022; 9: 280-290. https://doi.org/10.1016/j.aninu.2022.02.001