A arginina tem um papel importante na prevenção de disfunções intestinais e desordens no metabolismo causados pelo stress do desmame precoce. No entanto, pouco se conhece de como a arginina está envolvida no stress do desmame precoce. Este estudo foi realizado para avaliar os efeitos do stress no desmame e a suplementação na dieta com arginina no metabonoma do soro de leitões mediante técnicas de espectroscopía por 1H NMR no conjunto com a análise multivariante dos dados. Foram usados trinta leitões machos castrados (Duroc x Landrace x Large Yorkshire) com 21 dias de idade e com um peso corporal médio de 5436 ± 316 g. Os animais foram distribuidos ao acaso em um dos três grupos (n = 10 leitões por grupo): (1) leitões alimentados pela mãe (MA), (2) leitões desmamados que receberam uma suplementação de L-Alanina a 2,05% (ALA) e (3) leitões desmamados que receberam uma suplementação dietética com 1,0% de L-arginina (ARG) na dieta basal. Todos os leitões desmamados foram alojados individualmente. O peso corporal foi monitorizado ao princípio e ao final da experiêcia e o consumo diário de alimento também foi registado. Aproximadamente, 2 mL de sangue foram recolhidos por veno-punção da veia jugular nos dias 21 e 28 de idade após 12 h de jejum. O soro foi obtido por centrifugação a 1000 g e 4ºC durante 10 minutos e armazenado a -80ºC até a análise de RMN.
Os leitões MA e ARG alcançaram um maior peso corporal no dia 28 de idade comparados com os leitões ALA (15,6 e 5,6%, respectivamente). Além do mais, a eficiência de conversão de alimento foi menor nos leitões ARG que nos ALA (P < 0,05). O stress do desmame precoce foi associado com marcadas alterações no metabolismo dos aminoácidos e perturbações nas populações e/ou actividades de microorganismos intestinais, os quais foram manifestados em níveis superiores de ácidos orgânicos, aminoácidos e acetil-glicoproteínas e níveis reduzidos do metabolismo da colina e lipoproteínas. A suplementação da dieta com arginina poderia parcialmente contrabalançar as mudanças de metabolitos induzidos durante o stress do desmame, como no metabolismo de lípidos e aminoácidos. No entanto, a arginina não foi capaz de restabelecer a distorsão da microbiota intestinal.
Estes resultados demonstram o rol da suplementação com arginina sobre a regulação do metabolismo dos leitões ao desmame.
Q He, H Tang, P Ren, X Kong, G Wu, Y Yin, Y Wang. Dietary supplementation with L-Arginine partially counteracts serum metabonome induced by weaning stress in piglets . 2011. Journal of Proteome Research, 10:5214-5221.