X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

A suplementação com valina melhora a função imunitária e endócrina em porcas lactantes

A suplementação com valina aumenta a concentração de albumina sérica, IgM, IgG e prolactina em porcas lactantes.

16 Janeiro 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Em estudos anteriores, a suplementação da dieta com valina melhorou o rendimento das porcas, o qual pode estar relacionado com uma melhoria da função imunitária e do sistema endócrino. No presente estudo foram utilizadas um total de 32 porcas (Landrace x Yorkshire, com semelhante número de partos e condição corporal) que foram distribuídas por um dos seguintes quatro tratamentos: dieta basal (0,93% de lisina, 0,84% valina) ou dieta basal suplementada com 0,10%, 0,25% e 0,40% de valina, respectivamente, desde os 107 dias de gestação aos 21 dias de lactação. Foram recolhidas amostras de sangue nos dias 10 e 18 de lactação. Por outro lado, foram recolhidas amostras de leite nos dias 1 e 10 de lactação.

Os resultados mostraram que a suplementação con valina na dieta aumentou significativamente as concentrações de albumina sérica aos 10 e 18 dias de lactação (P <0,05) e incrementaram as concentrações séricas de imunoglobulina M, imunoglobulina G e de prolactina aos 18 dias (P <0,05) de lactação. A suplementação com valina também aumentou significativamente a concentração de insulina no leite aos 14 dias de lactação (P<0,05), e incrementou a concentração de hormona de crescimento no leite aos 1 e 14 dias de lactação. A suplementação tendeu a aumentar as concentrações de ALB e de IgM no leite (P> 0,05) e a reduzir a taxa de diarreia nos leitões lactantes (P> 0,05).

Sugere-se que as melhorias nos rendimentos produtivos das porcas suplementadas com valina são devidas, principalmente, à melhoria da função imune e ao aumento da concentração de factores de crescimento transmitidos pelo leite.

Yi, P., Yi, C., Shao-Hui, F., Li-Xiang, C. and Jian-Hua, H. (2013). Dietary valine supplementation improves immune and endocrine function of lactating sows. Amino Acids 45:563–612. 13th International Congress on Amino Acids, Peptides and Proteins, p.575. DOI 10.1007/s00726-013-1540-y

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista