O vírus da Peste Suína Clássica (PSCV) é composto de dois subtipos, segundo as estimativas filogenéticas. Para proteger os porcos contra a doença, a vacina viva atenuada como a HCLV tem sido amplamente utilizada, mas a influência da vacinação sobre a evolução do PSCV não se tinha estudado até à data.
Investigadores da Universidade de Shandong (China), levaram a cabo uma análise sistemática dos efeitos da vacinação sobre a evolução do vírus da PSC mediante a comparação de grupos de PSCV com ou sem relação com a vacina. Os investigadores descobriram que a vacinação pode afectar uma diversidade de estirpes e passar imune através da recombinação e mutação. Mesmo assim, descobriu-se que a vacinação pode influenciar na dinâmica da população, na taxa de evolução e evolução adaptativa do vírus da PSC. Os resultados da investigação sugerem que a vacinação também poderia mudar a adaptação do hospedeiro mediante a influência sobre a utilização de codões do vírus nos porcos.
Estas descobertas sugerem que é necessário evitar o uso excessivo de vacinas atenuadas do PSCV.

Ji W, Niu DD, Si HL, Ding NZ, He CQ. Vaccination influences the evolution of classical swine fever virus. Infect Genet Evol. 2014 Apr 18;25C:69-77. doi: 10.1016/j.meegid.2014.04.008.