X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

A vacinação reduz a virémia por Torque teno virus durante a infecção natural

Este estudo demonstra, pela primeira vez, que a virémia de TTSuV pode ser controlada com uma imunização combinada de ADN e proteína.

18 Agosto 2015
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A infecção por TTSuV em porcos está espalhada por todo o mundo e caracteriza-se por uma virémia persistente. Os TTSuV são vírus pequenos sem parede com um ADN circular de uma só cadeia, pertencentes à família Anelloviridae. Foram encontradas quatro espécies que infectam os porcos: as espécies TTSuV1a, TTSuV1b e TTSuVk2a que têm uma alta prevalência e a espécie TTSuVk2b, com uma prevalência menor. Os TTSuV infectam persistentemente uma elevada proporção de animais que, aparentemente, estão sãos. A infecção por si só não causa doença e portanto, por si mesmos, os TTSuV não se consideram patogénicos. Contudo, crê-se que os TTSuVs podem influenciar no desenvolvimento de algumas doenças ou, inclusivamente, afectar o seu resultado.

No presente estudo, liderado pela Dra. Tuija Kekarainen, investigadora do IRTA-CReSA, avaliou-se o impacto da vacinação dos porcos contra o TTSuVk2a acompanhando a seroconversão específica e a dinâmica da carga viral durante a infecção natural. Foram inoculados porcos convencionais de três semanas de idade com uma imunização combinada de ADN e proteína, enquanto que outro grupo com animais não vacinados foi utilizado como controlo.

A imunização atrasou o aparecimento da infecção por TTSuVk2a. No final do estudo, quando os porcos tinham 15 semanas de idade, um número de animais do grupo dos imunizados tinha eliminado a virémia de TTSuVk2a, o que não ocorreu no grupo de animais controlo.

Este estudo demonstra, pela primeira vez, que a virémia de TTSuV pode ser controlada com uma imunização combinada de ADN e proteína, sendo especialmente aparente duas semanas após a primeira imunização com ADN, antes de se observar seroconversão. Seriam necessários mais estudos para melhorar a eficácia da vacina, conhecer o mecanismo após a vacinação e avaliar o impacto que terá nos suinicultores.

Jiménez-Melsió A, Rodriguez F, Darji A, Segalés J, Cornelissen-Keijsers V, van den Born E, Kekarainen T. Vaccination of pigs reduces Torque teno sus virus viremia during natural infection. Vaccine. 2015 Jul 9;33(30):3497-503.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista