O ácido benzoico (AB) demonstrou a sua eficácia ao melhorar o crescimento e retenção de nitrogénio e também ao reduzir os valores de pH da urina e as emissões de amoníaco em leitões. O uso de AB está aprovado na União Europeia até concentrações de 0,5%. Os sais de AB, tais como o benzoato de sódio (ABNa), são utilizados como conservantes de alimentos mas até ao momento não foram feitas investigações à utilização do mesmo como aditivo para rações de leitões. É sabido que os ácidos orgânicos são capazes de afectar a absorção de minerais.
Deste modo, o objetivo deste estudo foi comparar os efeitos do benzoato de sódio (ABNa) e do ácido benzóico (AB) no desenvolvimento dos leitões assim como a digestibilidade dos nutrientes, o balanço do nitrogénio e mineral, o pH da urina e a excreção urinária do AB e do ácido hipúrico (AH). O estudo foi realizado com 120 leitões desmamados (6,5 kg de peso vivo) [(German Landrace x German Edelschwein) x Pietrain], divididos em quatro grupos (15 réplicas de dois leitões cada um), os quais receberam ou a dieta basal (Control) (1), ou a dieta basal suplementada com 4 g de ABNa por kg (Grupo 4ABNa) (2), ou com 3,5 g de AB por kg (Grupo 3,5AB) (3) ou com 5 g de AB por kg (Grupo 5AB) (4). Os dados de crescimento foram monitorizados durante 42 dias. Foram recolhidas amostras de urina e fezes entre os dias 28-33 em caixas metabólicas com cinco leitões por tratamento.
Os leitões dos Grupos 3,5AB e 5AB tiveram, de forma similar, uma considerável melhoria no ganho médio diário e ingestão de alimento (P < 0,05). O crescimento do Grupo 4ABNa não foi estatisticamente do dos outros grupos. Comparado com o Control, a retenção de nitrogénio apenas melhorou no Grupo 5AB (P < 0.05); os outros grupos mostraram valores intermédios. Nos grupos suplementados, a maior parte do AB foi excretado em forma de AH na urina, mas apenas os Grupos 3,5AB e 5AB tiveram uma redução do pH da urina (P < 0,05). A ingestão diária e a excreção fecal e urinária de P e Ca não foram afectadas pelo tratamento. O excesso molar de Na no Grupo 4ABNa reflectiu-se por uma excreção renal superior de Na comparado com os outros grupos (P < 0,05).
Em conclusão, AB é mais eficiente que o ABNa a melhorar o desenvolvimento dos leitões. As variações encontradas no amoníaco, ácido hipúrico, pH da urina e minerais parecem indicar que outros factores não identificados poderiam contribuir para este fenómeno.
T Gräber, H Kluge, F Hirche, J Broz, GI Stangl. Effects of dietary benzoic acid and sodium-benzoate on performance, nitrogen and mineral balance and hippuric acid excretion of piglets. 2012. Archives of Animal Nutrition. 66(3):227-236. http://dx.doi.org/10.1080/1745039X.2012.676812