X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito do ácido benzóico e óleos essenciais no rendimento de porcas e seus leitões

O objectivo deste estudo foi determinar se alimentar porcas e/ou leitões com ácido benzóico em combinação com uma mistura de óleos essenciais pode melhorar o rendimento das porcas e leitões durante a lactação, o aumento de peso dos leitões nas baterias e a sobrevivência até alcançar o peso de mercado.

22 Março 2018
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O desmame é frequentemente uma etapa que apresenta um risco considerável de doenças entéricas causadas por diversas bactérias. Uma alternativa, em estudo, aos promotores de crescimento, são os óleos essenciais, tanto os que são extraídos das plantas como os sintéticos, para os quais são conhecidas propriedades benéficas como aromatizantes, estimulantes da secreção de enzimas, antioxidantes e/ou com actividade para alterar o microbioma.

O objectivo deste estudo foi determinar se alimentar porcas e/ou leitões com ácido benzóico em combinação com uma mistura de óleos essenciais pode melhorar o rendimento das porcas e leitões durante a lactação, o aumento de peso dos leitões nas baterias e a sobrevivência até alcançar o peso de mercado.

Neste estudo foram usadas um total de total de 48 porcas e a sua progenie de dois grupos de partos consecutivos. As porcas foram alimentadas com as dietas dos 5 a 7 dias antes do parto e durante a lactação. Os tratamentos dietéticos durante a lactação incluíram uma dieta controlo e uma dieta com ácido benzóico e uma mistura de óleos essenciais a uma razão de 4,53 kg/t e 0,09 kg/t, respectivamente. Em relação aos leitões, aos 7 dias antes do desmame programado, a cada ninhada foi atribuído um tratamento com ração (dieta controlo ou dieta com ácido benzóico e uma mistura de óleos essenciais a um nível de inclusão de 2 kg/t e 0,09 kg/t, respectivamente) ou sem acesso a ração. Ambas as dietas continham 1% de óxido crómico como marcador indigestível.

A adição de ácido benzóico e uma mistura de óleos essenciais na dieta das porcas não afectou o rendimento da ninhada ou o peso ao desmame dos leitões. Das amostras fecais dos leitões foi observado que no dia antes do desmame os leitões não comeram ração. O peso dos leitões nas baterias aos 12 ou 45 dias após o desmame não foi diferente entre grupos de tratamento em relação à dieta materna ou à presença/ausência de ração dias antes do desmame. A dieta materna também aumentou a sobrevivência dos leitões desde o desmame até ao peso de mercado.

Em conclusão, a adição de ácido benzóico e uma mistura de óleos essenciais nas dietas de porcas e/ou leitões não melhorou o rendimento da porca nem dos leitões durante a lactação e também não influenciou o rendimento dos leitões durante as baterias nem a sobrevivência entre desmame e peso de abate.

Thayer, M. T.; Nelssen, J. L.; Langemeier, A.; Morton, J.; Ou, Z.; and Bergstrom, J. R. (2017) "The Effects of Feeding Benzoic Acid and Essential Oils on Sows and Litter Performance," Kansas Agricultural Experiment Station Research Reports: Vol. 3: Iss. 7. https://doi.org/10.4148/2378-5977.7458

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista