O ácido fúlvico (AF) é um tipo de ácido húmico (AH) que se forma pela decomposição e a transformação de resíduos vegetais, animais e materiais microbianos. O AF é obtido a partir da turba e os diferentes tipos de carvão e lignito. Em comparação com outros AH, o AF tem uma maior actividade biológica. O AF poderia ter benefícios como um substituto dos antibióticos utilizados para melhorar o crescimento e a saúde dos animais. Muitos relatórios têm mostrado que o AF pode formar uma película sobre o epitélio mucoso do tracto gastrointestinal e proteger contra infecções e toxinas, melhorando também a utilização dos nutrientes na alimentação animal.
Este estudo foi realizado para avaliar os efeitos do AF sobre o crescimento e a qualidade da carne nos porcos em crescimento e engorda. Um total de 216 porcos castrados Landrace x Yorkshire com um peso inicial de 30,07 ± 2,5 kg foram distribuídos aleatoriamente por 6 tratamentos com 6 réplicas (currais) por tratamento e 6 porcos por curral. A dieta basal foi suplementada com diferentes níveis de AF (0,0%, 0,1%, 0,2%, 0,4%, 0,6% e 0,8%). Os porcos tiveram acesso ad libitum ao alimento e à água durante toda a experiência. Os porcos foram alimentados com dietas à base de um programa de alimentação de 2 fases.
Os resultados de todo o período experimental mostraram que os porcos alimentados com dietas suplementadas com AF aumentaram o ganho médio diário de peso (GMD) de forma linear e quadrática (P<0,05) durante a fase 1 e durante todo o período de alimentação, respectivamente, enquanto que o índice de conversão (IC) aumentou de forma quadrática (P <0,05). A suplementação com AF não afectou o GMD nem a ingesta média diária de ração durante a fase 2, mas o IC incrementou de forma quadrática (P<0,05). O peso ao abate e o peso da carcaça quente dos porcos com dietas suplementadas com AF aumentaram linear e quadraticamente (P< 0,05). A espessura da gordura dorsal foi reduziu (P<0,05) quadraticamente em resposta à suplementação de AF. As dietas suplementadas com AF reduziram o pH do músculo (24 h) linearmente (P < 0.05) e o malonaldeído (MDA) quadraticamente (P < 0,05). Por outro lado, os valores de colorimetria a* e b* e o marmoreado de gordura aumentaram linearmente e quadraticamente (P < 0,05).
Com base nos resultados deste estudo, conclui-se que a dieta suplementada com AF pode melhorar o rendimento, reduzir a espessura da gordura dorsal e melhorar a qualidade da carne dos porcos em crescimento-engorda. A análise de linha quebrada indica que o nível óptimo de suplementação de AF vai desde 0,48 até 0,79% para melhorar o IC e reduzir a espessura da gordura dorsal e o conteúdo de MDA.
Bai, H.X., Chang, Q.F., Shi, B.M. and Shann, A.S. (2013) Effects of fulvic acid on growth performance and meat quality in growing-finishing pigs. Livestock Science 158 118–123. http://dx.doi.org/10.1016/j.livsci.2013.10.013