Com o objectivo de potenciar a redução do uso de antibióticos, os dados disponíveis na bibliografia referem que a utilização de ácidos orgânicos livres e encapsulados pode melhorar o rendimento, a morfologia intestinal e a saúde em leitões desmamados. Outros compostos como ZnO são utilizados com um objectivo semelhante, ainda que para diminuir o risco ambiental do ZnO, tenham sido desenvolvidas diferentes fórmulas e apresentações de suplementos dietéticos que forneçam Zn. Neste sentido, existe pouca informação a respeito dos efeitos derivados do uso destes suplementos em condições de campo.
O objectivo do estudo foi testar as duas estratégias com aditivos encapsulados que continham ácidos orgânicos e/ou óxido de zinco (ZnO) sobre o rendimento dos leitões desmamados e a morfologia e imunidade da mucosa jejunal. Para isso, os leitões desmamados foram distribuídos por tratamentos incluindo controlo, suplementados com ácidos orgânicos encapsulados (grupo ACID) e suplementados com ácidos orgânicos e ZnO, ambos encapsulados (grupo ACIDplus). Os antibióticos foram usados a concentrações semelhantes em todos os grupos durante as duas primeiras semanas, mas foram retirados do grupo ACIDplus durante as últimas três semanas de experiência. Foi administrado ZnO na dieta para os grupos Controlo e ACID apenas durante as duas primeiras semanas. O periodo experimental durou 5 semanas.
Os leitões do grupo ACID mostraram um ganho médio diário maior em comparação com os outros grupos durante as últimas 3 semanas de experiência. O grupo ACIDplus comportou-se de forma semelhante com os controlos. A altura da mucosa do jejuno foi maior nos grupos ACID e ACIDplus comparando com os controlos. A análise imunohistoquímica da mucosa jejunal mostrou um maior número de neutrófilos nos grupos ACID e ACIDplus em comparação com os controlos. Os tratamentos tiveram o efeito oposto nas células T reguladoras da mucosa (células positivas a Foxp3) no jejuno, sendo maiores no grupo controlo em comparação com os grupos ACID e ACIDplus. O número de células CD3 positivas foi maior nos grupos ACIDplus e controlo em comparação com o grupo ACID.
Em conclusão, os produtos encapsulados utilizados apresentaram melhorias sobre os rendimentos produtivos associados a benefícios sobre a histomorfologia jejunal e a modulação da imunidade da mucosa.
Papadopoulos, G. A., Poutahidis, T., Tallarico, N., Hardas, A., Teliousis, K., Arsenos, G., and Fortomaris, P. D. (2017). Dietary supplementation of encapsulated organic acids enhances performance and modulates immune regulation and morphology of jejunal mucosa in piglets. Research in Veterinary Science. https://doi.org/10.1016/j.rvsc.2017.04.014