Em 2004, como consequência da detecção da tuberculose num javali de uma reserva nacional de caça situada no sul da Catalunha (Espanha), foi iniciado um programa de vigilância baseado na inspecção post mortem para a detecção de lesões macroscópicas tipo TB (TBLL) na zona afectada. A fonte de infecção para o javali estava vinculada com uma manada bovina com tuberculose situada na mesma zona. Além disso, os resultados do programa de vigilância em javalis foram utilizados para a validação de um ensaio indirecto de imunoabsorção enzimática (ELISA) específico para anticorpos IgG do complexo Mycobacterium tuberculosis (MTBC). Utilizando este ELISA, foi realizado um estudo serológico de sete anos de duração para detecção de MTBC em javalis da reserva de caça, abarcando um total de 173 animais (93 adultos, 44 juvenis - anojos e 36 leitões) abatidos entre 2004 e 2010.
Os resultados do ELISA e a presença de TBLL mostraram uma excelente concordância para javalis adultos e juvenis (índice Kappa = 0,85; IC de 95%: 0,76-0,95). Dos 38 adultos, anojos e juvenis classificados como positivos por ELISA, 34 (89%) mostraram TBLL na necropsia. Por outro lado, nenhum dos leitões positivos (n = 20) mostrou TBLL, o que sugere a detecção precoce de respostas de anticorpos à infecção.
Os resultados do estudo evidenciaram uma alta afectação da tuberculose nos javalis, já que mais de um terço dos animais amostrados foram positivos (um total de 58). A maioria destes casos foram confirmados post mortem por presença de lesões de tuberculose em diferentes órgãos. Mesmo assim, os investigadores observaram uma descida da positividade dos javalis ao longo do vazio sanitário da exploração de touros bravos com a qual estavam em contacto.
Este estudo destaca o interesse do desenvolvimento de métodos para o controlo e acompanhamento da tuberculose em animais silvestres e contribui para o conhecimento das interacções e da transmissão de doenças entre estes e animais domésticos.
Pérez de Val B, Napp S, Velarde R, Lavín S, Cervera Z, Singh M, Allepuz A, Mentaberre G. Serological Follow-up of Tuberculosis in a Wild Boar Population in Contact with Infected Cattle. Transbound Emerg Dis. 2017 Feb;64(1):275-283. doi: 10.1111/tbed.12368.