X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Leia este artigo em:

Actualização dos métodos de avaliação da qualidade do sémen de suínos desde a exploração até ao laboratório.

Este estudo resume os métodos utilizados nas explorações e nos laboratórios de investigação para avaliar a qualidade do sémen dos suínos.

6 Junho 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1

A reprodução de suínos é maioritariamente realizada por inseminação artificial com sémen líquido conservado. Por conseguinte, é importante garantir que a qualidade do sémen se situa acima dos limiares normais, uma vez que uma menor motilidade, morfologia ou integridade da membrana plasmática dos espermatozoides está associada a uma menor taxa de partos e tamanho das ninhadas. Este documento tem por objectivo resumir os métodos utilizados nas explorações e nos laboratórios de investigação para avaliar a qualidade do sémen dos suínos.

O espermograma convencional consiste na avaliação da concentração espermática, da motilidade espermática e da morfologia espermática, que são as variáveis mais frequentemente avaliadas nas explorações. No entanto, embora a determinação destes parâmetros espermáticos seja suficiente na exploração para preparar doses de sémen, quando os varrascos apresentam um desempenho reprodutivo reduzido, podem ser necessários outros testes, normalmente realizados em laboratórios especializados. Estes métodos incluem a avaliação de parâmetros funcionais do esperma, como a integridade e a fluidez da membrana plasmática, os níveis intracelulares de cálcio e de espécies reactivas de oxigénio, a actividade mitocondrial e a integridade do acrossoma, utilizando sondas fluorescentes e citometria de fluxo.

Além disso, a condensação da cromatina dos espermática e a integridade do ADN, embora não sejam avaliadas por rotina, também podem ajudar a determinar as causas da baixa fertilidade. A integridade do ADN dos espermatozoides pode ser avaliada por testes directos (Comet, Terminal End Tagging by Deoxynucleotidyl Transferase (TUNEL) e a sua variante in situ) ou testes indirectos (Sperm Chromatin Structure Test, Sperm Chromatin Dispersion Test), enquanto a condensação da cromatina dos espermatozóides pode ser determinada com Cromomicina A3. Considerando o elevado grau de condensação da cromatina nos espermatozoides de porco, que apenas possuem protamina 1, há cada vez mais provas que sugerem que é necessária uma descondensação completa dessa cromatina antes de a fragmentação do ADN poder ser examinada por TUNEL ou Comet.

Maside C, Recuero S, Salas-Huetos A, Ribas-Maynou J, Yeste M. Animal board invited review: An update on the methods for semen quality evaluation in swine – from farm to the lab. Animal. 2023; 17(3): 100720. https://doi.org/10.1016/j.animal.2023.100720.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista