X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeito de um aditivo alimentar fitobiótico-prebiótico no crescimento, nas caraterísticas da carcaça e no microbiota fecal de suínos de engorda

A suplementação com um aditivo alimentar fitobiótico-prebiótico pode modular o microbiota intestinal e afetar positivamente o desempenho do crescimento e a qualidade da carcaça em suínos de engorda.

17 Outubro 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os fitobióticos, incluindo extractos e compostos de plantas, são estudados como uma alternativa aos antimicrobianos devido às suas actividades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias e à sua influência benéfica na função intestinal e no desempenho dos suínos. O objetivo deste estudo foi determinar o efeito de um aditivo alimentar fitobiótico-prebiótico (AFPP, contendo uma combinação de farinha de alfarroba, chicória e sementes de feno-grego) em dietas para suínos de engorda sobre os parâmetros de crescimento, as caraterísticas da carcaça e a microbiota fecal.

Métodos: Um total de 329 porcos de raça cruzada (peso médio de 32,7 ± 2,1 kg) foram divididos aleatoriamente em dois tratamentos dietéticos, que incluíram uma dieta basal sem aditivos como grupo de controlo e uma dieta basal suplementada com 1 kg/T de AFPP como grupo de tratamento. O consumo de ração, o peso na linha de base (dia 0) e no final do ensaio (dia 70) foram medidos diariamente e o rácio de conversão alimentar foi calculado a partir destes dados. 24 horas após o abate, as caraterísticas da carcaça foram avaliadas utilizando o sistema S-EUROP, que avalia o aspeto visual da gordura, a qualidade dos tecidos, a musculatura, a conformação, o comprimento da carcaça e a área total da carcaça. Além disso, foi recolhida uma amostra de fezes por compartimento no início e no final da experiência.

Resultados: A suplementação com AFPP levou a um aumento significativo do ganho de peso e do ganho médio diário do grupo tratado em comparação com os do grupo de controlo após 70 dias. Utilizando o sistema de avaliação S-EUROP, observou-se também que os porcos de engorda suplementados com AFPP melhoraram significativamente os parâmetros de carcaça. Além disso, foi demonstrado que o AFPP regula a microbiota intestinal dos suínos, entre outras coisas, promovendo o crescimento de bactérias comensais benéficas (Bifidobacterium e Lactobacillus) e inibindo algumas bactérias potencialmente patogénicas (Bacteroidaceae e Campylobacteraceae).

Conclusão: O aditivo alimentar fitobiótico-prebiótico com polpa de alfarroba, chicória e feno-grego influencia positivamente a microbiota intestinal, o desempenho do crescimento e as caraterísticas da carcaça em suínos de engorda.

Juhász Á, Molnár-Nagy V, Bata, Z, Tso KH, Posta K. Phytobiotic-prebiotic feed additive containing a combination of carob pulp, chicory, and fenugreek improve growth performance, carcass traits, and fecal microbiota of fattening pigs. Animals. 2023; 13(23): 3621. https://doi.org/10.3390/ani13233621

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista