X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Efeitos da administração de uma segunda injeção de ferro aos leitões durante a lactação.

A administração de uma segunda injeção de ferro resultou num aumento da hemoglobina ao desmame e no final da transição, bem como uma melhoria do desempenho em termos de crescimento desde o desmame até ao final do estudo e num aumento do peso da carcaça no abate.

29 Outubro 2024
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Foi realizado um estudo para avaliar os efeitos de uma segunda injeção de ferro dextrano administrada a leitões entre os dias 6 e 8 de idade.

Métodos: Um total de 144 porcos de raça cruzada (partes iguais de machos castrados e marrãs; idade inicial de 6 a 8 dias; peso inicial = 2,86 ± 0,01 kg) foram distribuídos pelo tratamento de controlo ou pela segunda injeção. Os suínos foram selecionados por sexo e peso dentro de uma mesma ninhada e distribuídos aleatoriamente por tratamento com ferro dentro de cada par. Todos os porcos tinham recebido uma injeção intramuscular prévia de dextrano de ferro (200 mg Fe) <24 h após o nascimento. Os suínos selecionados para o tratamento com a segunda injeção receberam uma segunda injeção intramuscular de ferro dextrano (200 mg Fe) nos dias 6 a 8. Todos os suínos foram desmamados entre 22 e 25 dias, alojados em celas (6 suínos/ cela) e receberam uma dieta comum de bagaço de soja e milho. O peso e o consumo de ração foram registados de 2 em 2 semanas. As concentrações de hemoglobina foram medidas ao nascimento, no início do estudo (dias 6 a 8), ao desmame e no final da transição e do estudo. No final do estudo, foi selecionado e abatido um porco por pocilga (n = 12 porcos/tratamento), o mais próximo da média da pocilga, para medir as caraterísticas da carcaça. O porco individual serviu como unidade experimental para os dados de peso, hemoglobina, ganho médio diário e caraterísticas de carcaça, enquanto a pocilga serviu como unidade experimental para os dados de consumo médio diário de ração e eficiência.

Resultados: Os suínos que receberam a segunda injeção apresentaram uma hemoglobina mais elevada ao desmame (13,1 vs. 10,7 g/dL, respetivamente) e no final da transição (12,1 vs. 11,7 g/dL, respetivamente) em comparação com os suínos do grupo de controlo. Durante a engorda, os que receberam a segunda injeção tiveram um ganho médio diário mais elevado (0,94 vs. 0,91 kg, respetivamente) em comparação com o grupo de controlo. No geral, os porcos que receberam a segunda injeção de ferro tiveram um aumento de ~4% no ganho médio diário desde o desmame até ao final do estudo. A melhoria cumulativa do ganho médio diário desde o desmame até ao final do estudo observada no grupo da segunda injeção fez com que os suínos que receberam a segunda injeção tivessem um peso superior no final do estudo (~3 kg; P = 0,04). Após o abate, os suínos do grupo da segunda injeção tinham peças de lombo ~7,2% mais pesadas em comparação com o grupo de controlo.

Conclusão: A administração de uma segunda injeção de ferro resultou num aumento da hemoglobina ao desmame e no final da transição, bem como numa melhoria do desempenho do crescimento desde o desmame até ao final do estudo e num aumento do peso da carcaça no abate.

Chevalier TB, Lyons W, Paczosa DB, Rentfrow GK, Lindemann MD. A second iron injection administered to piglets during lactation improves hemoglobin concentration, growth performance, and carcass characteristics at slaughter. Journal of Animal Science. 2023; 101: skad270. https://doi.org/10.1093/jas/skad270

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista