X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Administração por sonda oral de plasma suíno no rendimento de leitões pré-desmamados

A suplementação oral de plasma suíno não melhora o crescimento em leitões pré-desmamados.

7 Março 2013
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A inclusão de plasma suíno (PP) incrementa o consumo de alimento e o crescimento em leitões, com o maior efeito a ser observado na primeira semana pós desmame. Teorizou-se que o consumo de PP em leitões lactantes poderia também melhorar o crescimento e peso vivo ao desmame. O objectivo da experiência foi o de determinar os efeitos do PP por via oral sobre o crescimento de leitões pré desmamados. Adicionalmente foi avaliado o estado sanitário e o bem estar dos leitões a partir dos resultados hematológicos e bioquímicos obtidos a partir de amostras de sangue. Um total de 80 leitões foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos segundo o sexo e o peso vivo. Os leitões de estes grupos foram distribuídos por dois tratamentos experimentais, 40 machos e 40 fêmeas cada um. O grupo do tratamento 1 recebeu PP (0,375 g/ml) e o grupo do tratamento 2 recebeu água como controle. Os leitões receberam 25 ml de (PP ou água) 2 vezes ao dia durante 5 dias antes do desmame. Os pesos foram registados no 1º dia do tratamento e no momento do desmame (dias 20 e 33 de idade). No desmame foram recolhidas amostras de sangue por venopunção da veia jugular e foi medida a temperatura rectal dos animais. As amostras de sangue foram analisadas para determinar parâmetros hematológicos e bioquímicos.

O PV inicial e a ninhada foram fontes de variação importantes sobre PV ao desmame e no ganho de PV durante a lactação (P<0,05). A ninhada teve um efeito significativo na temperatura rectal e em determinados parâmetros bioquímicos do sangue: glicose, ureia, creatina, fósforo, proteína total, albumina e cloro (P<0,05). Foram detectados efeitos significativos no PV inicial nos níveis de glicose, albumina, sódio e creatina kinasa (P<0,05). Não foi detectado nenhum efeito significativo do tratamento experimental.

Em conclusão a ninhada de origem joga um papel fundamental no desenvolvimento, crescimento e ganho de peso dos leitões durante a lactação. A adição de PP via oral não ter um efeito significativo no ganho médio de peso durante os últimos cinco dias antes do desmame.

LM Wittish and MJ Estienne. 2012. Effects of spray-dried porcine plasma (SDPP) administered as an oral gavage on pre-weaning growth performance in piglets. Journal of Animal Science, 89 (E-Suppl. 2): page 3.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista