O uso de antibióticos na produção de suínos contribui para o aparecimento e propagação de bactérias resistentes, o que representa uma ameaça para a saúde humana. Portanto devem ser desenvolvidas abordagens alternativas. O objectivo deste estudo foi o de caracterizar as propriedades probióticas de uma cepa de Ligilactobacillus salivarius isolada em leite de porca e a sua utilização como inoculo num alimento fermentado utilizado em porcas gestantes e leitões. O estudo teve lugar durante 2 anos numa exploração onde foi eliminado o uso metafilático de antimicrobianos (incluído o óxido de zinco) ao iniciar a utilização do probiotico. Foram recolhidas fezes de leitões, 8 semanas antes e 8 semanas depois do tratamento e foram realizadas análises microbiológicos e bioquímicas.
O uso do probiótico conduziu a um aumento nas concentrações de clostridios e bactérias relacionadas com os lactobacilos. Paralelamente foi observado um aumento na concentração de butirato, propionato e acetato e foi nítida uma redução notável na presença de lactobacilos resistentes aos antibióticos.
Em conclusão, a substituição de antibióticos por uma abordagem conservadora da microbiota foi viável e conduziu a alterações microbiológicas e bioquímicas positivas para o intestino.
Sobrino OJ, Alba C, Arroyo R, Pérez I, Sariego L, Delgado S, Fernández L, de María J, Fumanal P, Fumanal A, Rodríguez JM. Replacement of Metaphylactic Antimicrobial Therapy by Oral Administration of Ligilactobacillus salivarius MP100 in a Pig Farm. Frontiers in Veterinary Science. 2021; 8: 581. https://doi.org/10.3389/fvets.2021.666887