O objectivo deste estudo foi comparar os parâmetros clínicos, virulógicos, imunológicos e patológicos em porcos aos que se administrou simultaneamente a vacina contra o PCV2 e o PRRS de uma de duas fontes comerciais diferentes e expostos às estirpes de campo de ambos os vírus.
A um grupo de porcos foram administradas simultaneamente as vacinas contra o PCV2 e o PRRS de uma marca comercial concreta e ao outro grupo as mesmas vacinas mas de outra marca comercial no dia -28 do estudo (21 dias de idade) e foram desafiados com ambos os vírus no dia 0 (49 dias de vida). Foram recolhidas amostras de soro para determinar a virémia mediante PCR em tempo real e a detecção de anticorpos mediante ELISA e neutralização do vírus. Também foram analisadas células mononucleares do sangue periférico, secretoras de interferon-γ (IFN-γ-SC) através de imunospot ligado a enzimas. Foram analiadas amostras de pulmão e de tecidos linfóides para a presença de lesões e antigénio viral por histopatologia e imunohistoquímica.
Foram observadas diferenças significativas entre os grupos desafiados vacinados e os desafiados sem vacinar na avaliação clínica (ganho médio de peso e sinais clínicos), virulógica (PCR), imunológica (anticorpos, IFN-γ-SC e interleukina-10) e patológica (lesões e antigénio viral) embora não se tenham observado diferenças significativas entre os dois grupos desafiados e vacinados na avaliação dos resultados clínicos, virulógicos (excepto para a virémia para PCV2 no dia 14), imunológicos e patológicos.
Sob as condições deste estudo, não há diferença na protecção se as vacinas de PCV2 e PRRSV forem administradas simultaneamente. A vacinação simultanea é eficaz para controlar a coinfecção com PCV2 e PRRSV.
Jeong J, Kang HS, Park C, et al. Comparative efficacy of concurrent administration of a porcine circovirus type 2 (PCV2) vaccine plus a porcine reproductive and respiratory syndrome virus (PRRSV) vaccine from two commercial sources in pigs challenged with both viruses. J Swine Health Prod. 2016;24(3):130–141.