Foi validada uma técnica de amostragem para controlar o vírus da Síndrome Respiratória e Reprodutiva Suína 2 (PRRSV-2) usando o exsudato sero-sanguíneo, fluídos de processamento de tecidos, que se acumula durante o corte e a castração da cauda. Os fluídos de processamento são uma amostra agregada proveniente de um grande número de leitões e ninhadas. No entanto, pouco se sabe sobre o efeito da agregação de ninhadas na capacidade da PCR de detectar corretamente uma amostra de fluídos de processamento combinada como positiva.
Foram avaliados tanto o efeito da agregação das ninhadas como o agrupamento de fluídos de processamento na detecção por PCR .
Foi estimado que a agregação de pelo menos 50 ninhadas era possível no caso de ter um porco com um valor de Ct ~ 22 presente na amostra e a agregação de até 40 camadas era possível quando havia uma amostra com um valor de Ct ~ 33. O agrupamento de amostras não afectou a detecção por PCR quando os valores iniciais de Ct foram 20 e 25. No entanto, em ninhadas com valores iniciais de Ct ≥30, a quantidade de agrupamentos deve ser reduzida.
Estes resultados fornecem aos produtores e profissionais uma estrutura geral para interpretar com mais precisão os resultados dos seus programas de vigilância do PRRSV-2 usando fluidos de processamento.
Vilalta C, Baker J, Sanhueza J, Murray D, Sponheim A, Alvarez J, Sylvia F, Polson D, Torremorell M, Corzo C, Morrison RB. Effect of litter aggregation and pooling on detection of porcine reproductive and respiratory virus in piglet processing fluids. J Vet Diagn Invest. 2019 Jul. https://doi.org/10.1177/1040638719852999