Para melhorar o bem-estar dos leitões submetidos a castração cirúrgica em explorações comerciais é essencial dispor de métodos de avaliação adequados para identificar a dor de forma objectiva. A escala de expressão facial é utilizada para identificar alterações nas expressões faciais causadas por dores agudas em leitões submetidos a castração e corte da cauda. No entanto, os métodos de pontuação subjectiva são um problema para a validação da escala de expressão facial.
Os objectivos deste estudo eram avaliar e ajustar a escala de expressão facial dos leitões utilizando a morfometria geométrica 3D.
Para este fim, 88 leitões machos foram aleatoriamente atribuídos a um de dois tratamentos: castração e castração falsa. As imagens faciais dos leitões foram obtidas em quatro momentos (antes do tratamento, imediatamente após o tratamento, 1 hora após o tratamento e 4 horas após o tratamento) utilizando equipamento de fotogrametria. As imagens foram pontuadas por quatro avaliadores usando cinco parâmetros de expressão facial: tensão orbital, posição das orelhas, tensão do músculo temporal, contracção labial e protrusão da bochecha/ nariz. Foram gerados modelos faciais tridimensionais e marcados 3 parâmetros de expressão facial (tensão orbital, contracção labial e tensão na bochecha/ protrusão do nariz).
Os resultados sugerem que a tensão orbital e a posição das orelhas podem ser parâmetros fiáveis para a escala de expressão facial de dor do leitão. No entanto, nem a expressão facial do leitão em escala de dor nem a morfometria geométrica baseada em marcos tridimensionais foram capazes de identificar de forma fiável indicadores faciais de dor em leitões submetidos a castração.
Lou ME, Porter ST, Massey JS, Ventura B, Deen J, Li Y. The Application of 3D Landmark-Based Geometric Morphometrics towards Refinement of the Piglet Grimace Scale. Animals. 2022; 12(15): 1944. https://doi.org/10.3390/ani12151944