Verificou-se que o alho e o dente-de-leão contêm componentes bioativos com várias propriedades, incluindo actividade antibacteriana, anti-inflamatória, antioxidante, imunomoduladora e prebiótica, que têm um efeito positivo na saúde e produtividade dos animais.
Portanto, o objectivo do presente estudo foi investigar a hipótese de que a suplementação dietética com alho liofilizado ou pó de raiz de dente de leão ou sua combinação tem efeitos benéficos sobre o rendimento, características da carcaça e a composição dos ácidos gordos em tecidos seleccionados de porcos de engorda.
Para esse propósito, um total de 80 porcos cruzados (Polish Landrace x Large White) x Duroc com um peso inicial de 25,0 ± 0,5 kg foram atribuídos a um dos 4 tratamentos dietéticos com 5 parques replicados por tratamento e 4 porcos por parque (2 fêmeas e 2 machos). Foram desenhados quatro tratamentos dietéticos: (i) um controlo com dieta convencional ou C; (ii) uma dieta suplementada com 5 g/kg de alho liofilizado ou A; (iii) uma dieta suplementada com 50 g/kg de pó de raíz de dente de leão ou D e (iv) uma combinação de A e D, com ambos os fitobióticos ou AD. As dietas experimentais foram fornecidas durante uma experiência de 95 dias de duração.
Como resultado, os tratamentos A e AD mostraram um rendimento melhorado e um conteúdo reduzido nos níveis de gordura e colesterol na gordura dorsal, o músculo longissimus lumborum (LL) e o fígado em comparação com o tratamento de controlo. A adição de fitobióticos (tratamentos A, D e AD) diminuiu o conteúdo de SFA na gordura dorsal e aumentou o conteúdo de PUFA, incluido o PUFA n-6. O tratamento AD também aumentou a área do centro do lombo e o rendimento de carne magra. Além disso, no tratamento com AD, a gordura do LL e do fígado exibiram uma melhor relação n-6/n-3 que o controlo.
Em conclusão, a suplementação con alho liofilizado e a sua administração combinada com pó de raíz de dente de leão melhoraram o rendimento do crescimento e melhoraram as características da carcaçã e a composição de ácidos gordos. Estes aditivos também exerceram efeitos benéficos sobre o conteúdo de colesterol na carne, na gordura dorsal e fígado e reduziram os índices aterogénicos na gordura.
Estes resultados sugerem que a adição combinada de alho (5 g/kg) e pó de raíz de dente de leão (50 g/kg) foi a mais eficiente para aumentar o rendimento do crescimento, as características da qualidade da carcaça e alguns índices de qualidade da gordura nutricional.
Samolinska, W., Grela, E. R., Kowalczuk-Vasilev, E., Kiczorowska, B., Klebaniuk, R., & Hanczakowska, E. (2020). Evaluation of garlic and dandelion supplementation on the growth performance, carcass traits, and fatty acid composition of growing-finishing pigs. Animal Feed Science and Technology, 259, 114316. https://doi.org/10.1016/j.anifeedsci.2019.114316