Nos programas de nutrição suína, os alimentos são formulados principalmente segundo as fases de crescimento dos animais e proporciona-se um só alimento durante toda a fase. No entanto as necessidades nutricionais podem mudar diariamente como resultado da dinâmica de crescimento dos animais. Neste contexto, os programas de alimentação ajustados diariamente podem ser uma via para suprir as necessidades nutricionais diárias dos animais, reduzindo custos e impactos ambientais. O objectivo deste estudo foi o de avaliar os efeitos de um programa de alimentação sequencial (SEQ) com alimentos que continham concentrações variáveis de aminoácidos (AA) nas primeiras e últimas 12h do dia sobre a performance, a composição corporal e o balanço de nutrientes de porcos de engorda. Sessenta e oito machos castrados foram distribuídos por quatro tratamentos: um programa de alimentação diária (DP) e três SEQ. Em DP, as necessidades dietéticas de AA forma ajustados diariamente. Em SEQ, as necessidades dietéticas diárias de AA foram ajustadas cada 12h, fornecendo uma concentração diária baixa de AA no período 1 (P1; 00:00-11:59 h) e uma concentração alta de AA no período 2 (P2; 12:00 – 23:59 h). Em SEQ, foram avaliados três níveis diferentes de concentrações baixas e altas de AA: ±20 %, ±30 % y ±40 %. A testagem durou 82 dias e foi dividida em fase 1 (25-50kg de peso), fase 2 (50-70 kg de peso) e fase 3 (70-100 kg de peso).
Durante a fase 1, independentemente da concentração de AA no alimento, os porcos SEQ demonstraram um maior consumo de lisina, deposição de proteína e eficiência na utilização do fosforo que os porcos DP. Os porcos SEQ tenderam a demonstrar um maior ganho médio diário, proteína corporal e lípidos corporais em comparação com os porcos DP. Durante a fase 2, os porcos SEQ tenderam a demonstrar um maior consumo médio de alimento em P2 em comparação com os porcos DP; como consequência, o ganho médio diário, a proteína corporal e a retenção de fósforo tenderam a aumentar. Durante a fase 3, os porcos SEQ demonstraram um maior consumo médio de alimento em P2 que os porcos DP. No entanto, a composição corporal foi similar e houve uma maior excreção de nitrogénio que os porcos DP.
Os resultados sugerem que um programa de alimentação sequencial é uma via eficaz para melhorar a performance e a composição corporal dos porcos de engorda.
Veira AM, Dos Santos LS, Campos PHRF, Marçal DA, Fraga AZ, Hauschild L. Effects of sequential feeding with adjustments to dietary amino acid concentration according to the circadian rhythm on the performance, body composition, and nutrient balance of growing-finishing pigs. PloS one. 2021; 16(12): e0261314. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0261314