X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Alimentação ad libitum no período peri-parto e consumo de alimento na lactação

A alimentação ad libitum durante o período peri-parto limita a perda excessiva de reservas corporais melhorando o crescimento e o peso da ninhada ao desmame.

25 Setembro 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

É frequentemente recomendada uma redução do consumo durante o periodo peri-parto para evitar a alteração da ingesta de alimento na lactação. Por outro lado, as porcas consomem mais alimento do que necessitam durante a gestação, o que resulta num aumento das reservas de gordura que diminuem a ingesta na lactação.

O objectivo deste estudo foi investigar o efeito da condição corporal e o regime de alimentação, ad libitum (ADLIB, máximo 9 kg/dia) durante o periodo peri-parto, em comparação com um regime restringido geral (STANDARD, 3 kg / dia), sobre a alteração na espessura da gordura dorsal (EGD) e o rendimento reprodutivo. O metabolismo da gordura foi verificado através da medição dos ácidos gordos não esterificados (AGNE) e triglicéridos (TG), o catabolismo de tecido magro mediante a medição de creatinina (CREA), o metabolismo ósseo mediante a medição da osteocalcina (OC) como marcador para a formação de osso e “cross–lap” no soro (CTX) como marcador da osteoporose. A taxa metabólica foi avaliada mediante a medição das hormonas da tiróide T3 e T4. O rendimento dos leitões também foi monitorizado. Foram seleccionadas um total de 112 porcas do 2º - 7º parto em função do EGD medido a 105 dias de gestação. As porcas foram distribuídas por um de três grupos de condição corporal: menos de 18 mm, classificadas como magras (D, ADLIB-D, n= 19; STANDARD-D, n= 23), mais de 22 mm, classificadas como gordas (G, ADLIB-G, n= 14; STANDARD-G, n= 16) e entre 18 e 22 mm, classificadas como moderadas (M, ADLIB -M, n= 22; STANDARD-M, n= 18).

O consumo voluntário das porcas ADLIB baixou no parto, mas continuava a ser mais de duas vezes a quantidade do que se oferecia ás porcas STANDARD. Em consequência, as porcas ADLIB perderam menos EGD que as porcas STANDARD (P=0,041). As porcas magras perderam menos EGD que as porcas moderadas, que perderam menos EGD que as porcas gordas (P<0,001). Excepto por uma diminuição na percentagem de nascidos mortos nas porcas moderadas (P= 0,044), os resultados reprodutivos não se viram afectados. O peso ao desmame dos leitões das porcas ADLIB-G e STANDARD-M reduziu-se em comparação com o das porcas ADLIB-L (P= 0,005). Independentemente da condição corporal, todos os metabolitos e hormonas da tiróide medidos mostraram um perfil dependente do tempo (P < 0,001). No dia 112 de gestação aumentaram as concentrações de creatinina (P= 0,004), AGNE (P = 0,039) e osteoporose (P = 0,016) para as porcas STANDARD. Os TG aumentaram nas porcas gordas (P < 0,001) e diminuíram mais rápido no tempo em ADLIB (P = 0,013) e em porcas gordas (P = 0,012).

Em conclusão, a alimentação ad libitum resultou numa menor mobilização dos músculos, gorduras e reservas ósseas no dia 112 de gestação. A alimentação ad libitum é benéfica para o rendimento das porcas sempre que o EGD seja inferior a 22 mm.

Cools, A., Maes, D., Decaluwé, R., Buyse, J., van Kempen, T.A.T.G., Liesegang, A. and Janssens, G.P.J. 2014. Ad libitum feeding during the peripartal period affects body condition, reproduction results and metabolism of sows. Animal Reproduction Science 145; 130–140. http://dx.doi.org/10.1016/j.anireprosci.2014.01.008

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista