X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Leia este artigo em:

Alimentação multifase em porcos: efeito no rendimento, excreção de nutrientes e custos

A alimentação multifase diária poderá ser uma boa ferramenta para reduzir a excreção de nutrientes no estrume.

21 Agosto 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1

A aplicação de estrume nas terras implica vários riscos ambientais como a contaminação de solos e águas por nitratos, fósforo e oligoelementos, etc. Uma forma de minimizar a excreção de azoto e fósforo é ajustar o conteúdo nutricional da ração ás necessidades dos animais, mas por vezes isto aumenta os custos de gestão das instalações.

O objectivo deste estudo foi avaliar, em condições experimentais, as respostas dos animais e os impactos ambientais de um sistema de alimentação multifase (AMF) em comparação com um sistema de três fases (3F) sobre o crescimento, a composição corporal e as excreções de azoto e fósforo. Um total de 104 porcas foram colocadas aleatoriamente em 8 currais, cada um com 13 animais. Apenas foram utilizadas para a medição da composição corporal 10 porcas por curral. As rações para os tratamentos 3F e AMF foram obtidas pela mistura de duas rações, uma com uma concentração alta de nutrientes e a outra com uma baixa concentração de nutrientes.

Os porcos AMF tenderam (P = 0,08) a consumir mais alimento (3,7 %) que os porcos 3F, mas só durante a primeira fase. Os porcos AMF consumiram 7,3% menos proteína (P < 0,01), mas uma quantidade similar de fósforo total. Durante todo o período de crescimento, os porcos AMF tenderam (P = 0,08) a ganhar mais peso (2,4 %) que os porcos 3F, principalmente devido a um crescimento mais rápido (P = 0,02) durante o primeiro periodo. No final da experiência, a massa de proteína total do corpo foi similar nos dois grupos, mas os porcos AMF tiveram 8 % mais de lípido corporal (P = 0,04) que os porcos 3F. A alimentação multifásica reduziu a excreção de azoto em 12 % (P < 0,01), mas não reduziu significativamente a excreção de fósforo. Além disso, os custos de alimentação, a ingesta de nutrientes e a excreção de nutrientes com as duas estratégias de alimentação foram simulados e comparados sob diferentes abordagens para formular alimentos completos para cada fase do sistema 3F, assim como os dois alimentos utilizados no programa de AMF. O consumo de alimento simulado e o crescimento foram similares aos observados na experiência com animais. Em comparação com o sistema de 3F simulado, o custo de alimentação para os porcos AMF foi reduzido em 1,0 %, os consumos de azoto e fósforo foram reduzidos em 7,3 % e 4,4 %, respectivamente, e as excreções esperadas de azoto e fósforo foram reduzidas em 12,6 % e 6,6 %, respectivamente.

O ajuste concomitante da concentração de nutrientes da dieta para satisfazer as necessidades avaliadas das populações de porcos pode ser um método eficaz para reduzir significativamente os custos de alimentação e as excreções de azoto e fósforo nos sistemas de produção suína.

Pomar, C., Pomar, J., Dubeau, F., Joannopoulos, E. and Dussault, J.-P. (2014). The impact of daily multiphase feeding on animal performance, body composition, nitrogen and phosphorus excretions, and feed costs in growing–finishing pigs. Animal, 8; 704-713.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista