X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Alojamento de porcos em sistema multi-ninhada: efeitos sobre o desenvolvimento dos leitões

A mortalidade pré-desmame é maior nos leitões criados num sistema multi-ninhada até às 9 semanas de idade que nos leitões criados num sistema de uma só ninhada.

24 Agosto 2015
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A mortalidade pré-desmame (especialmente devida ao esmagamento dos leitões pela porca) é maior nos leitões criados num sistema multi-ninhada (MN) até às 9 semanas de idade que nos leitões criados num sistema de uma só ninhada (SN). O alojamento em MN, no entanto, deu lugar a uma melhor transição para o desmame (maior consumo de alimento e ganho médio diário, menor frequência de comportamentos orais prejudiciais e uma maior frequência de comportamentos de jogo) dando lugar a um maior peso às 9 semanas de idade, segundo os resultados de um estudo levado a cabo pela Universidade de Wageningen a pedido do Ministério da Economia holandês.

O sistema MN consiste em cinco jaulas de parto e uma zona comunitária dividida em área de descanso, de alimentação e de defecação/urinar. Antes do parto, de noite as porcas estavam nas jaulas mas depois do parto podiam aceder livremente a todas as jaulas e zona comunitária. Os leitões foram mantidos na sua jaula e foi-lhes dado livre acesso à zona comunitária quando a ninhada mais jovem alcançou os 6 dias de idade. Foi proporcionada ração no pavimento às porcas duas vezes por dia na zona de alimentação e os leitões podiam aceder a esta ração. Após o desmame os leitões foram alojados num curral com ambiente enriquecido num grupo de 40 leitões. No sistema SN, os leitões foram alojados numa jaula de parto junto da porca até ao desmame, momento em que foram alojados em grupos de 10 animais da mesma ninhada em currais standart. Às 9 semanas de vida, ambos os porcos MN e SN foram transferidos para currais standart de baterias e engorda em grupos de 12 animais.

A mortalidade pré-desmame foi maior nas porcas MN em comparação com as porcas SN (3,2 contra 1,5 leitões). Depois do desmame, os leitões MN comiam mais (0,70 vs 0,58 kg/d) e cresceram mais rápido (472 vs 381 g/d) que os leitões SN, resultando num peso 3,4 kg maior (25,4kg contra 22,0 kg) à idade de 9 semanas. O índice de conversão foi similar entre os leitões MN e SN.
 

C.M.C. van der Peet-Schwering, S.E. van Nieuwamerongen, J.E. Bolhuis, L.M.P. Troquet, A. Hoofs en N.M. Soede. Multi-litter housing: development of piglets and growing and finishing pigs. Wageningen UR Livestock Research Rapport 880. Published on June 22, 2015.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista