O objectivo do estudo foi investigar o efeito da amamentação fraccionada ou da lactação compartilhada no rendimento de leitões durante os primeiros três dias de vida.
A amamentação fraccionada implica que nem todos os leitões têm acesso à mama todo o tempo, isto é, a ninhada é dividida em dois ou mais grupos amamentados por ordem alternada, ou apenas os leitões mais pesados são temporariamente separados, para beneficiar a ingestão de colostro e a sobrevivência dos leitões mais fracos.
O estudo incluiu três tratamentos: sem amamentação fraccionada (CON) (n = 111), amamentação fraccionada apenas no primeiro dia de vida (AF1d) (n = 174) e amamentação fraccionada durante os primeiros três dias de vida (AF3d) (n = 184). O aleitamento materno fraccionado consistiu na alternância da amamentação em dois grupos a cada três horas para favorecer a lactação no terceiro grupo por 12 horas por dia. Os dois grupos separados da porca incluíam os leitões mais pesados nascidos na primeira ou segunda parte do parto. Os tamanhos desses dois grupos eram iguais e dependiam do tamanho da ninhada e do critério que pelo menos 10 leitões deveriam permanecer com a porca durante a lactação compartilhada. A amamentação fraccionada começou após o parto ser concluído. No total, 469 leitões de 28 ninhadas foram acompanhados para determinar o consumo de colostro, crescimento e mortalidade.
O consumo de colostro não diferiu entre os tratamentos. No entanto, a ingestão de colostro dos leitões pesados em AF1d e AF3d foi menor em comparação com CON. O crescimento 24h pós-parto foi menor no AF3d (51 ± 5 g) em comparação ao CON (82 ± 7 g) e intermediário no AF1d (65 ± 6 g). Além disso, o crescimento em 72h pós-parto foi menor em AF3d (82 ± 4 g / d) em comparação com CON (110 ± 6 g / d) e AF1d (101 ± 4 g / d). Portanto, os leitões mais pesados do AF1d foram capazes de recuperar a perda de crescimento, reduzida durante o primeiro dia, até o terceiro dia de vida. Em leitões com amamentação fraccionada durante os primeiros três dias, o crescimento continuou a ser afectado. Além disso, a mortalidade 72h pós-parto não diferiu entre os tratamentos, mas foi maior entre os leitões não separados do AF3d em comparação com os do AF1d.
Em conclusão, o rendimento dos leitões não melhorou ou diminuiu com a aplicação da amamentação fraccionada no primeiro dia de vida. No entanto, ao contrário, o crescimento foi afectado nas ninhadas com amamentação fraccionada durante os primeiros três dias de vida.
Vandaele M, Van Kerschaver C, Degroote J, Van Ginneken C, Michiels J. Piglet performance and colostrum intake in litters either or not split-suckled during the first day or during the first three days of life. Livestock Science. 2020; 241: 104265. https://doi.org/10.1016/j.livsci.2020.104265