O consumo adequado de colostro imediatamente depois do nascimento melhora o crescimento e a sobrevivência dos leitões. No entanto o aumento do tamanho da ninhada incrementou a concorrência entre os leitões no acesso ao colostro. O objectivo desta experiência foi o de determinar os efeitos de dividir os leitões durante a amamentação e alimentar com óleo de coco aos leitões recém nascidos e avaliar o crescimento e a sobrevivência. Foram utilizadas um total de 384 porcas distribuídas aleatoriamente por cada um dos seguintes 4 tratamentos: leitões aos que foi permitido lactar uma vez (Trt 1, n=890), duas vezes (Trt 2, n=949), uma vez com administração de óleo de coco (Trt 3, n=899) ou amamentados duas vezes com aporte de óleo de coco (Trt 4, n=886). Nos tratamentos Trt 3 e Trt 4 foram administrados 10 ml de óleo de coco com sonda gástrica a cada um dos leitões.
Não foram observadas diferenças (P>0,05) de número de parto entre porcas, número de leitões nascidos vivos, peso de leitões ao nascimento, número de leitões desmamados ou idade ao desmame entre tratamentos. Foi observado um efeito significativo (P<0,05) do tratamento sobre o peso ao desmame, ganho de peso e média do ganho de peso. Os leitões aos quais foi permitido lactar separados duas vezes por dia com ou sem óleo de coco ganharam mais peso (3,65 e 3,71 kg, respectivamente), cresceram mais rapidamente (0,171 e 0,173 kg/dia) e foram desmamados com mais peso (4,93 e 4,98 kg) em comparação com leitões aos quais foi permitido lactar separados apenas uma vez com ou sem óleo de coco. Não houve diferenças (P>0,05) na mortalidade entre tratamentos.
Estes resultados indicam que a aleitação segregada, duas vezes ao dia beneficia os leitões melhorando os indicadores productivos. Não houve diferenças significativas (P>0,05) no rendimento dos leitões entre os tratamentos 2 e 4 ou 1 e 3 com o que administração de óleo de coco não tem nenhum efeito no rendimento e sobrevivência dos leitões.
K Gebhart, D Jensen, S Kitt, J Sonderman, C Hostetler. 2011. Effect of split-suckling and feeding coconut oil on piglet performance and survival. Journal of Animal Science, 89 (E-Suppl. 2): page 161.