As ervilhas (Pisum sativum L) são amplamente produzidas e portanto podem ser consideradas como uma alternativa de proteína mais barata e mais disponível que, por exemplo, a farinha de soja em dietas para porcos.O principal sub-produto da produção de concentrado de proteína de ervilha é o amido de ervilha e este pode ser uma fonte alternativa de amido. Por outro lado, as diferenças na utilização de energia entre o amido de ervilha e o de cereais poderão afectar o rendimento produtivo dos animais.
Neste estudo foram usados dados de 100 porcas Landrace noruega x Yorkshire para investigar se a inclusão de 20% de farinha de amido de ervilha em dietas para porcas lactantes afectava a porca e a sua descendência. Duas dietas com base em cereais foram formuladas; ambas as dietas de lactação granuladas com 10,20 MJ EN/kg. O conteúdo de lisina por kg de ração foi de 8,7 g na dieta de controlo (CD) e 11,2 g na dieta ervilha (DE). Na dieta DE parte da inclusão de trigo foi substituido com farinha de amido de ervilha. A recolha de dados incluiu os registos de consumo diário de ração, peso individual e as medidas de gordura dorsal, pesos da ninhada, medição do nível de glucose no sangue depois da ingesta e rendimento reprodutivo.
As porcas alimentadas com a DE tiveram um consumo médio diário mais alto (P < 0,001), semanal (P<0,01) e total (P<0,001) durante a lactação. Também tiveram uma menor perda de peso durante as três primeiras semanas de lactação (P<0,001). Durante as duas últimas semanas de lactação, as porcas alimentadas com a dieta controlo tiveram um maior ganho neste período (P<0,05). Foi observada uma tendência a uma maior perda de gordura dorsal no grupo de DE durante as três primeiras semanas de lactação (P = 0,10), mas não foi encontrada nenhuma diferença na perda de gordura dorsal em geral entre tratamentos (P>0,05). O tratamento não afectou o rendimento da ninhada durante a lactação (P> 0,05). O intervalo desmame-cobrição foi maior entre as porcas de primeiro parto alimentadas com a dieta de ervilha em comparação com as porcas de primeiro parto da dieta controlo (P <0,05).
Em conclusão, os resultados mostram que a farinha de amido de ervilha pode substituir parte da inclusão de trigo em dietas para porcas lactantes. As porcas da dieta de ervilha tiveram o maior consumo de alimento durante a lactação e, ainda que isto não se tenha reflectido em maiores pesos ao desmame, foi observada uma melhor condição corporal das porcas ao desmame.
Thingnes, S.L., Gaustada, A.H., Kjos, N.P., Hetland, H. and Framstad, T. (2013) Pea starch meal as a substitute for cereal grain in diets for lactating sows: The effect on sow and litter performance. Livestock Science 157:210–217. http://dx.doi.org/10.1016/j.livsci.2013.06.023