X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Amostragem de bioaerossóis para detecção precoce de agentes patogénicos

Foi implementada uma estratégia de amostragem de bioaerossol prospectiva e não invasiva numa exploração suína localizada nos Estados Unidos para detectar agentes patogénicos suínos de importância económica.

30 Novembro 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os surtos de doenças podem facilmente ameaçar a produção suína, levando a perdas económicas significativas. A vigilância dos agentes patogénicos em explorações de suínos pode ser um método eficaz para a identificação precoce de novas doenças e mitigação da transmissão antes que a mesma se dissemine amplamente numa exploração.

A amostragem ambiental não invasiva de bioaerossóis pode ser um método eficaz e acessível para vigilância sistemática em explorações, fornecendo uma ferramenta adicional para os produtores protegerem os seus animais e a si próprios contra novas doenças.

Neste estudo piloto, foi implementada uma estratégia de amostragem de bioaerossol prospectiva e não invasiva numa exploração suína localizada nos Estados Unidos para detectar agentes patogénicos suínos de importância económica. O pessoal da exploração recolheu amostras de ar de dois pavilhões durante 23 semanas, entre Julho e Dezembro de 2017. As amostras foram então analisadas dentro de 24 horas após a colheita através de técnicas moleculares para uma série de agentes patogénicos suínos de importância económica.

Das 86 amostras de bioaerossóis recolhidas, 4 (4,7%) foram positivas para Gripe A, 1 (1,2%) foi positiva para Gripe D, 13 (15,1%) foram positivas para PCV2 e 13 (15,1%) foram positivas para PCV3.

Em geral, este estudo piloto demonstrou que a estratégia de vigilância do bioaerossol era viável e capaz de gerar dados que poderiam estar prontamente disponíveis para as explorações (em 24 horas). Os vírus PCV2, PCV3 e Gripe A também puderam ser identificados em amostras de ar à medida que os sinais clínicos se tornaram evidentes nos porcos, sugerindo fortemente que a amostragem de bioaerossol pode ser usada como um método de vigilância não invasivo eficaz para a detecção de múltiplos agentes patogénicos, neste e provavelmente em outros ambientes, de produção animal.

Anderson BD, Yondon M, Bailey ES, Duman EK, Simmons RA, Greer AG, Gray GC. Environmental Bioaerosol Surveillance as an Early Warning System for Pathogen Detection in North Carolina Swine Farms: A Pilot Study. Transboundry and Emerging Diseases. 2020. https://doi.org/10.1111/tbed.13683

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista