O vírus do Síndrome Reprodutivo e Respiratório Suíno (PRRSV) induz uma resposta imunitária que lhe permite persistir em diferentes órgãos dos porcos infectados. Isto foi atribuído à capacidade do PRRSV de influir na indução da resposta das citoquinas.
Neste estudo, foram investigados os perfis de transcrição de citoquinas em diferentes compartimentos de linfonodos mediastínicos de porcos infectados com três estirpes de PRRSV genótipo 1 de diferente patogenicidade: o vírus Lelystad (LV), protótipo de baixa virulência, a estirpe de campo do Reino Unido 215-06 e o sub-tipo 3 SU1-Bel, altamente virulento isolado na Bielorrússia. Foi utilizada uma combinação de microdissecção por captura laser (LCM) seguida de uma PCR quantitativa em tempo real (RT-qPCR) e uma detecção imunohistoquímica (IHC) de marcadores de células imunitárias (CD3, CD79a e MAC387) assim como uma quantificação RT-qPCR de PRRSV e transcrições de citoquinas.
Comparado com o grupo control, foi observada uma significativa regulação negativa de TNF-α e IFN-α nas áreas foliculares e interfoliculares dos linfonodos mediastínicos desde os 3 dias após a infecção (dpi) nos animais infectados com as três estirpes. Isto foi acompanhado por uma redução transitória de células B e uma infiltração de macrófagos e células T nos folículos junto com uma redução de células T nas áreas interfoliculares. Foi observado um atraso na regulação positiva de IFN-γ e IL-23p19 principalmente nos folículos. A carga de PRRSV foi superior em todas as zonas e periodos estudados nos animais infectados com a estirpe SU1-Bel.
Este artigo descreve a primeira aplicação de LCM para estudar os perfis de transcrição de citoquinas e a distribuição do vírus em diferentes compartimentos dos linfonodos dos porcos.
Obdulio García-Nicolás, Rubén S Rosales, Francisco J Pallarés, David Risco, Juan J Quereda, Simon P Graham, Jean-Pierre Frossard, Sophie B Morgan, Falko Steinbach, Trevor W Drew, Tony S Strickland and Francisco J Salguero. Comparative analysis of cytokine transcript profiles within mediastinal lymph node compartments of pigs after infection with porcine reproductive and respiratory syndrome genotype 1 strains differing in pathogenicity. Veterinary Research 2015, 46:34 doi:10.1186/s13567-015-0161-8