Este estudo analisa a associação entre o stress e a activação da resposta imunitária em diferentes doenças, com base na análise da saliva. Foi também realizado um primeiro estudo para discriminar entre doenças utilizando a análise dos componentes principais. A análise salivar consistiu na medição de indicadores de stress psicossocial (cortisol e alfa-amílase salivar), de marcadores de imunidade inata (proteínas de fase aguda: proteína C-reactiva e haptoglobina) e adaptativa (adenosina deaminase, Cu e Zn) e parâmetros de stress oxidativo (capacidade antioxidante e estado oxidativo). Um total de 107 suínos de engorda foram distribuídos por seis grupos de acordo com os sinais de doença e após exame veterinário clínico, especialmente em suínos saudáveis, porcos com prolapso rectal, lesões por mordedura da cauda, diarreia, coxeiras ou dispneia.
Foram observadas associações entre o stress e os marcadores da resposta imunitária em diferentes intensidades. Foram detectadas associações elevadas entre marcadores de stress oxidativo e marcadores de imunidade adaptativa. Por outro lado, foram observadas associações moderadas entre marcadores de stress psicossocial e marcadores de imunidade inata e adaptativa. Todas as condições patológicas mostraram diferenças estatisticamente significativas em pelo menos 4 dos 11 marcadores salivares estudados, não havendo um único marcador a ser desregulado em todas as doenças. Além disso, cada patologia mostrou diferenças no grau de activação dos sistemas analisados que poderiam ser utilizados para criar diferentes perfis salivares. Foi seleccionado um total de duas dimensões através da análise de componentes principais para explicar 48,3% da variância dos dados obtidos. Coxeira e o prolapso rectal foram as duas condições patológicas mais afastadas da condição saudável seguidas da dispneia. As lesões por mordedura da cauda e a diarreia também estavam longe das outras doenças, mas perto dos animais saudáveis.
Ainda há muito a melhorar, mas estes resultados preliminares mostram um grande potencial para a detecção e caracterização de doenças através da caracterização de biomarcadores salivares num futuro próximo.
Sánchez J, Matas M, Ibáñez-López FJ, Hernández I, Sotillo J, Gutiérrez AM. The Connection Between Stress and Immune Status in Pigs: A First Salivary Analytical Panel for Disease Differentiation. Front. Vet. Sci. 2022; 9:881435. doi: 10.3389/fvets.2022.881435