X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Análise da sobrevivência dos porcos em diferentes fases da produção usando modelos genómicos

A sobrevivência é uma característica complexa com baixa heritabilidade; no entanto podem-se obter importantes ganhos genéticos, especialmente com o auxílio da predição genómica.

21 Dezembro 2021
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A sobrevivência dos porcos é uma característica economicamente importante com implicações relevantes no bem-estar social, pelo que é um critério de selecção importante no sistema de produção suína actual. O objectivo deste estudo foi o de estimar os componentes de (co)variação para a sobrevivência nas diferentes etapas de produção numa população de porcos cruzados, bem como o de investigar o ganho obtido com a inclusão de informação genómica, através da “single-step genomic best linear unbiased prediction (ssGBLUP)” sobre a precisão da predição das características de sobrevivência quando comparadas com o BLUP tradicional. Os registos individuais de sobrevivência de pelo menos 64894 leitões cruzados foram avaliados com dois modelos de limiar de características múltiplas. O primeiro modelo inclui-o, o parto, a lactação e a sobrevivência pós-desmame combinada, enquanto o segundo modelo inclui-o a sobrevivência em baterias e engorda. Os valores genéticos directos e maternos foram estimados utilizando métodos BLUP e ssGBLUP. Além disso foi também avaliada a precisão da predição, o enviesamento e a dispersão mediante o método de validação da regressão linear.

As estimações directas da heredabilidade para a sobrevivência em todas as etapas estudadas foram baixas (de 0,02 a 0,08). A sobrevivência nas etapas pré-desmame (parto e lactação) esteve controlada por efeitos genéticos aditivos do leitão e da mãe, enquanto o componente materno fui mais importante. As etapas pós-desmame (baterias, engorda e combinação de ambas) mostraram heritabilidades directas iguais ou superiores por comparação com as etapas pré-desmame. As correlações genéticas entre as características de sobrevivência dentro das etapas pré e pós-desmame foram favoráveis e fortes, mas as correlações entre as etapas pré e pós-desmame foram moderadas. A precisão da predicção das características de sobrevivência foi baixa, ainda que aumentou ao incluir a informação genómica através do ssGBLUP em comparação com a precisão da predicção BLUP. Os valores genéticos directos e maternais foram igualmente precisos com BLUP, mas os valores genéticos directos beneficiaram mais com a informação genómica, enquanto a dispersão dos valores genéticos se reduziu consideravelmente.

A sobrevivência combinada pós-desmame apresentou uma maior heritabilidade directa que nas etapas pré-desmame e maior precisão da predição entre todas as etapas de produção avaliadas, destacando-se assim como uma característica candidata para melhorar a sobrevivência. A sobrevivência é uma característica complexa com baixa heritabilidade; no entanto podem-se obter importantes ganhos genéticos, especialmente com o auxílio da predição genómica.

Leite NG, Knol EF, Seccatto Garcia AL, Lopes MS, Zak L, Tsuruta S, Fonseca e Silva F, Lourenco D. Investigating pig survival in different production phases using genomic models. Journal of Animal Science. 2021; 99(8): skab217. https://doi.org/10.1093/jas/skab217

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista