A caracterização genética do Sindroma Reprodutivo e Respiratório Suíno (PRRS) demonstou que existem dois genótipos, Europeu (tipo I) e Norteamericano (tipo II), que circulam actualmente no mundo. O PRRSv contém um genoma com um tamanho de 15kb que codifica para proteínas estruturais na sequência 3’ terminal.
Em 2013, enviaram-se para o Laboratório de Diagnóstico de Doenças Animais do Departamento de Agricultura do Ohio, 6 amostras de sangue de porcos com doenças respiratórias graves de uma exploração do Ohio. Todas as amostras foram positivas para PRRSv mediante RT-PCR em tempo real. Os valores CT destas amostras oscilavam entre 15.85 e 28.38. O isolamento do vírus realizou-se utilizando a linha celular MARC-145. Observou-se um efeito citopático passados 4 dias pós-inoculação. A sequenciação do genoma inteiro completou-se posteriormente para as amostras. A análise de todo o genoma mostrou que esta estirpe de PRRSv (OH28372) tem 92% ou inclusive menor semelhança de nucleótidos com as sequências publicadas em GenBank, incluindo XW001 e NADC30. O gene ORF5 de OH28372 tem 96% de semelhança de nucleótidos com as outras sequências em GenBank. Além disso, o OH28372 tem uma eliminação de 13 nucleótidos na região 3’ não traduzida. De acordo com a análise genómica, o estudo filogenético do genoma completo mostrou que o OH28372 está estreitamente relacionado com as estirpes recentes dos EUA. (XW001 e NADC30) sob a linhagem norte-americana.
Este estudo destaca a importância da vigilância continua da evolução do PRRSv utilizando a sequência genómica.
L. Wang, Y. Zhang. Genomic sequencing and analysis of a new porcine reproductive and respiratory syndrome virus isolate from Ohio: virus continues change. 2014 North American PRRS Symposium.