X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Análise económica da eliminação de porcas num sistema cobrição-desmame

Foram comparados os orçamentos projectados em vários cenários de distribuição por paridade utilizando um modelo de exploração em “estado constante” que incluiu os custos variáveis e fixos associados à exploração e a proporção de porcas por paridade na distribuição.

20 Fevereiro 2018
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O objectivo deste estudo foi determinar o número de partos que as porcas devem ser retidas num sistema de cobrição-desmame para maximizar o retorno sobre o custo total por porco desmamado e o retorno do investimento, assim como avaliar a sensibilidade do retorno sobre o custo total por porco desmamado com base no preço do alimento e número de nascidos vivos (NV).

Para avaliar os NV e a mortalidade pré-desmame, foram usados dados procedentes de 17 explorações do Médio Oeste dos E.U.A, recolhidos entre 2001 e 2014, com um total de 105.719 porcas, contabilizando 502.491 registos totais. Foram comparados os orçamentos projectados em vários cenários de distribuição por paridade utilizando um modelo de exploração em “estado constante” que incluiu os custos variáveis e fixos associados à exploração e a proporção de porcas por paridade na distribuição.

O custo de produção de um porco desmamado foi minimizado quando as porcas foram eliminadas após o parto 5 ao 9. Eliminar depois dos últimos partos (parto 7 ao 9) mostrou maior retorno sobre eliminar depois dos partos 1 ao 4. Eliminar depois dos partos 5 ao 9 mostrou aproximadamente 15% de retorno neto ao investimento. Quando o número de NV aumentou, eliminar depois dos partos 5 ao 9 apresentou os retornos mais elevados. Eliminar as porcas depois dos partos 6 a 9 mostrou os maiores retornos com preços baixos da alimentação. Com preços dos alimentos altos, todos os custos, nas diferentes distribuições de paridade excederam o retorno, ainda que eliminar depois dos partos 5 e 6 se aproximou do ponto de equilíbrio.

Manter as porcas na exploração mais tempo tem benefícios económicos que poderão aumentar os retornos financeiros num sistema de cobrição-desmame.

Gruhot TR, Calderón Díaz JA, Baas TJ, et al. An economic analysis of sow retention in a United States breed-to-wean system. J Swine Health Prod. 2017;25(5):238–246.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista