O objectivo do presente estudo foi determinar o efeito da infecção dupla pelo vírus de PRRS e o vírus da gripe suína (SIV), em comparação com as infecções individuais, nos macrófagos alveolares suínos (PAMs) e em cortes de precisão dos pulmões (PCLS, precision cut lung slices) procedentes de leitões com 8 semanas de vida sãos. Uma estirpe de PRRS (ATCC VR -2385) e uma de SIV de sub-tipo H1N1 (A/Sw/Saskatchewan/18789/02) foram aplicadas sobre as amostras de forma simultânea ou com uma diferença de 3 horas em PAMs e PCLS e durante um total de 18 horas. As amostras foram analisadas meditante imunotinção e beta-tubulina, PCR quantitativa em tempo e ELISA dirigida a diversos genes (receptores de reconhecimento de agentes patogénicos, interferons (IFN) tipo I, citoquinas e genes FN-induzíveis) e as proteínas para determinar a resposta das células e os tecidos.
Foi observada uma interferência na replicação do segundo vírus por causa do primeiro, se bem foi limitada. Por parte do hóspede foi observado um efeito sinérgico da co-infecção por PRRSV e SIV para algumas transcripções como TLR3 , RIG-I e IFNß nos PCLS. A infecção por PRRSV 3 horas antes da infecção pelo SIV reduziu a resposta frente ao SIV enquanto que, por SIV antes da infecção por PRRSV, teve um impacto limitado na segunda infecção.
Este estudo é o primeiro a mostrar um efeito da co-infecção e sobre-infecção PRRSV / SIV na resposta imunitária celular e dos tecidos a nível molecular. Isto abre a porta a futuras investigações neste campo.
Dobrescu I, Levast B, Lai K, Delgado-Ortega M, Walker S, Banman S, Townsend H, Simon G, Zhou Y, Gerdts V, Meurens F. In vitro and ex vivo analyses of co-infections with swine influenza and porcine reproductive and respiratory syndrome viruses. Vet Microbiol. 2014 Feb 21;169(1-2):18-32. doi: 10.1016/j.vetmic.2013.11.037. Epub 2013 Dec 14.