X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

AO e AGCM: efeito sobre a saúde intestinal em leitões ao desmame

A combinação de AGCC e AGCM pode agir para modificar a microflora promovendo a saúde intestinal ao desmame.

10 Janeiro 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Os aditivos alimentares como os probióticos, prebióticos, Zn e Cu e polissacáridos não amiláceos podem estabilizar a função intestinal nos leitões. Em muitos casos, os ácidos orgânicos (AO) e ácidos gordos de cadeia média (AGCM) são utilizados devido à sua actividade sobre o processo digestivo e sobre a microbiota intestinal. Foi posta a hipótese que a combinação de ácidos gordos de cadeia curta (AGCC) e AGCM pudessem incrementar a eficácia sobre funções gastrointestinais em leitões. Por isso, o objectivo do presente estudo foi avaliar as alterações na microbiota gastrointestinal em leitões desmamados alimentados com dietas com diferentes combinações de AO e AGCM.

Um total de 96 leitões castrados com 25 dias de idade desmamados (Duroc x Pietrain) (2 leitões/ curral) foram distribuídos aleatoriamente entre 4 dietas, sem aditivo (controlo), com ácidos orgânicos (AO; ácido fumárico e láctico), com ácidos gordos de cadeia média (AGCM; ácido caprílico e cáprico) e uma combinação de AO e AGCM, para avaliar as alterações na microbiota gastrointestinal, com 12 currais por dieta.

A concentração de ácido fumárico adicionado estava abaixo do limite de detecção no intestino delgado superior, enquanto que a concentração de ácido láctico na digesta não foi afectada pelos tratamentos. Os AGCM adicionados foram recuperados no estômago nos grupos de AGCM, mas a concentração diminuiu no intestino delgado superior. A concentração de AGCC foi reduzida a nível do cólon nos leitões alimentados com dietas com AO em comparação com os alimentados com as dietas não suplementadas (P = 0,029). Os AGCM deram lugar a uma redução do pH da digesta, provavelmente devido aos efeitos sobre a produção bacteriana de ácido. A adição da AO aumentou as contagens de células de grupo Bacteroides - Prevotella - Porphyromonas e clusters de clostridios XIVa , I, e IV no estômago, o cluster de clostridios XIVa no jejuno e Bacteroides - Porphyromonas - Prevotella nas contagens do íleon e uma redução de Streptococcus spp. no cólon (P < 0,05). Os AGCM induziram apenas mudanças menores na microbiota gastrointestinal, mas aumentaram as contagens de células do grupo de Escherichia - Hafnia - Shigella no jejuno e o cluster clostridial XIVa no cólon (P<0,05). Foi observada uma redução das contagens celulares médias de STb (est-II) Escherichia coli positivas no cólon de leitões alimentados com dietas com AO.

Em conclusão, os dados obtidos mostraram que os AO e AGCM tiveram um impacto na composição da microbiota intestinal e metabolitos intraluminais. Baseado nestas observações, parece ser relevante a redução de bactérias patógenas no tracto intestinal pelos AO, assim como o efecto dos AGCM no pH no estômago e intestino delgado. Portanto, ambos poderiam ser úteis para manter a saúde dos leitões no pós-desmame.

Zentek, J., Ferrara, F., Pieper, R., Tedin, L., Meyer, W. and Vahjen, W. 2013. Effects of dietary combinations of organic acids and medium chain fatty acids on the gastrointestinal microbial ecology and bacterial metabolites in the digestive tract of weaning piglets. J. Anim. Sci. 91:3200–3210. Doi:10.2527/jas2012-5673

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista