Antecedentes
Na Primavera de 2015, a região da Baixa Áustria foi afectada por um surto de PRRS devido a uma estirpe do vírus que se propagava rapidamente, tanto entre explorações suínas previamente negativas como vacinadas. Este relatório de caso descreve o primeiro aparecimento bem documentado da estirpe de PRRSv responsável por este surto.
Apresentação do caso
Uma exploração seronegativa para PRRSv produtora de leitões da Baixa Áustria observou perdas de fetos e leitões lactantes de até 90%. Os sinais clínicos nas porcas e leitões nas baterias incluíram febre e consumo reduzido de ração. Além disso, produziram-se altas percentagens de repetições e perdas de até 40% em leitões nas baterias. Foi sugerido que fosse infecção por PRRSv através da detecção de anti-corpos usando ELISA e confirmada por PCR quantitativa a tempo real. A estirpe de PRRSv subjacente, denominada AUT15-33, foi isolada por passagem sobre macrófagos alveolares suínos, parcialmente sequenciada (ORF2-7) e agrupada como PRRSV-1, subtipo 1. A análise filogenética da região genómica que codifica as proteínas estruturais, ORF2 -7, agrupou o AUT15-33 com estirpes belgas, mas as identidades foram inferiores a 88%. Pelo contrário, a análise das sequências ORF7 revelou uma estreita relação com estirpes croatas a partir de 2012, com uma identidade de 94-95%.
Conclusões
No ano seguinte ao surto, foi identificada, repetidamente, a mesma estirpe de PRRSv em diferentes regiões de Áustria. Pode-se especular que a nova estirpe tem novas propriedades que a favorecem.
Leonie J Sinn, Eva Klingler, Benjamin Lamp, Rene Brunthaler, Herbert Weissenböck, Till Rümenapf and Andrea Ladinig. Emergence of a virulent porcine reproductive and respiratory syndrome virus (PRRSV) 1 strain in Lower Austria. Porcine Health Management, 20162:28. DOI: 10.1186/s40813-016-0044-z