A Doença de Aujeszky foi controlada de maneira eficiente na China durante muitos anos mediante vacinação. No entanto, esta doença apresentou-se de repente em muitas explorações de porcos em 2012-2013 no sul da China. Neste estudo, foi realizada uma investigação sistemática que incluía o isolamento do vírus, estudos genéticos e patológicos e análise de imunogenicidade com o propósito de compreender as características patogénicas e antigénicas de novos isolados do vírus da Doença de Aujeszky (ADv)
De 38 amostras de tecido recolhidas de porcos com sinais clínicos da Dença de Aujeszky em 13 explorações de 4 províncias do sul da China entre 2012 e 2013, 29 mostraram infecção por ADv de tipo silvestre através de reacção em cadeia da polimerase (PCR). A análise de sequência de 5 isolados das 4 províncias mostrou que pertenciam a um grupo relativamente independente que partilhava 2 inserções de um só aminoácido no gene gE e 1 inserção de 7 aminoácidos no gene gC. Nas experiências, o isolado ZJ01 causou a morte a 100% dos porcos que tinham entre 14 e 80 dias de vida. Os anticorpos séricos derivados das vacinas comerciais para ADv tiveram significativamente menor actividade neutralizante contra o isolado de ZJ01 que contra as estirpes de vacinas. A relação antigénica entre ZJ01 e as estirpes vacinais foi de 0,378 a 0,455.
Estas descobertas indicaram que uma nova e altamente virulenta estirpe de ADv com variação antigénica se tinha propagado amplamente no sul da China.
Gu Z, Hou C, Sun H, Yang W, Dong J, Bai J, Jiang P. Emergence of highly virulent pseudorabies virus in southern China. Canadian Journal of Veterinary Research, 2015 Jul;79(3):221-8.