X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1
Leia este artigo em:

Efeito do arroz na dieta de leitões desmamados sobre o rendimento e metabolismo das proteínas

O objectivo deste estudo foi avaliar o uso de arroz na dieta sobre o rendimento do crescimento e metabolismo de aminoácidos em leitões desmamados.

16 Janeiro 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
1

Verificou-se que o arroz melhora o rendimento do crescimento e reduz a ocorrência de diarreia em leitões desmamados. No entanto, e apesar de ser um dos principais cereais do mundo, não é utilizado na alimentação de animais domésticos devido ao seu alto custo. Em estudos anteriores, os leitões alimentados com arroz mostraram um conteúdo mais baixo de nitrogénio ureico no plasma (PUN) do que os leitões alimentados com milho, sugerindo que a alimentação com arroz poderia reduzir a degradação de proteínas. Além disso, foi observado um maior consumo de ração em leitões alimentados com arroz, o que sugeriu uma ligeira deficiência de lisina e alguns outros aminoácidos na dieta. Em geral, se uma dieta contém aminoácidos insuficientes, o consumo de alimento aumenta.

Portanto, o objectivo deste estudo foi avaliar o uso de arroz na dieta sobre o rendimento do crescimento e metabolismo de aminoácidos em leitões desmamados.

Para esse propósito, um total de 16 leitões machos cruzados ((Landrace × Large White) × Duroc) foram desmamados entre 21 e 23 dias de idade e alojados em jaulas individuais, com livre acesso a alimento e água. Os leitões foram distribuídos por dois grupos dietéticos (n = 8) para um teste de crescimento de duas semanas. O grupo controlo foi alimentado com uma dieta baseada em farinha de milho e soja e o grupo experimental foi alimentado com uma dieta de farinha de arroz e soja, ambas as dietas continham 46% de milho ou arroz, respectivamente. O peso corporal foi registado semanalmente e o consumo alimentar foi medido diariamente. No final do estudo, foram recolhidas amostras fecais e de plasma.

Os resultados mostraram que o ganho médio diário (GMD) e a eficiência alimentar em leitões alimentados com arroz foram significativamente maiores que nos leitões alimentados com milho. A actividade da lisina-cetoglutarato redutase hepática tendeu a ser menor nos leitões alimentados com arroz do que nos leitões alimentados com milho. A concentração de PUN nos leitões alimentados com arroz foi significativamente menor do que nos leitões alimentados com milho. As concentrações plasmáticas de glicose e insulina foram significativamente maiores nos leitões alimentados com arroz do que nos leitões alimentados com milho. As concentrações de valina livre de plasma, isoleucina e triptófano foram significativamente maiores em leitões alimentados com arroz do que em leitões alimentados com milho. No entanto, a concentração plasmática de histidina foi significativamente menor nos leitões alimentados com arroz do que nos leitões alimentados com milho.

Em conclusão, a alimentação com arroz melhorou o GMD e a eficiência alimentar sem afectar o consumo médio diário e pode melhorar a acumulação de proteínas em leitões desmamados. Portanto, o arroz pode ser um alimento benéfico para os leitões desmamados, pois melhora o rendimento do crescimento.

Tasaka, Y., Tachihara, K., Kagawa, R., & Takada, R. (2019). Effects of rice feeding on growth performance and protein (amino acids) metabolism in weanling piglets. Animal Science Journal, 00, 1-6. https://doi.org/10.1111/asj.13311

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista