Os javalis (Sus scrofa) são uma espécie invasora altamente destrutiva na América do Norte e do Sul, Austrália e muitas outras regiões do mundo. Quando são invasivos, as suas populações são controladas para reduzir os danos. O controlo dos javalis selvagens é muitas vezes feito com isco para os atrair para armadilhas ou para os seduzir a consumir isco tóxico. Contudo, a utilização de iscos tem um grau variável de sucesso na concentração de javalis em determinadas áreas durante tempo suficiente para permitir a aplicação de medidas de controlo. O objectivo deste estudo era avaliar como as condições ambientais (como a pluviosidade) e os estímulos negativos (como a exposição a medidas de controlo anteriores) influenciam a utilização de locais de isco por javalis selvagens. Comparámos visitas a locais de isco durante os anos secos (2019-2020) e húmidos (2021) e entre javalis que tinham sido anteriormente capturados e libertados no centro-sul do Alabama e no centro-norte do Texas, EUA.
Os resultados mostraram que os anos secos aumentaram substancialmente a utilização de locais de isco por javalis (+119-136% em 17 dias). Do mesmo modo, os javalis que não experimentaram estímulos negativos aumentaram a utilização de sítios de isco (+30-31% em 17 dias).
Recomenda-se que as medidas de controlo sejam intensificadas durante os períodos mais secos para tirar partido do comportamento susceptível dos javalis durante esses períodos. Recomenda-se também que as medidas de controlo se concentrem na remoção dos javalis sobreviventes que possam ter sofrido estímulos negativos (por exemplo, captura falhada, javalis que escapam de uma caçada, doses sub-letais de isco tóxico).
Snow NP, Glow MP, Lavelle MJ, Fischer JW, Cook SM, Lutman MW, Foster JA, VerCauteren KC. Dry and Unwary are Best Conditions for Baiting Wild Pigs (Sus scrofa). Applied Animal Behaviour Science. 2022: 105777. https://doi.org/10.1016/j.applanim.2022.105777.