A melhoria da produtividade da porca durante a sua vida produtiva (SLP) pode aumentar o rendimento e a rentabilidade da exploração. Existem genes e factores ambientais que influenciam estes caractéres complexos.
Para identificar os loci de caracteres quantitativos e genes candidatos posicionais para os caracteres relacionados com a SLP, foi realizado um estudo de associação do genoma completo (GWAS) usando 656 porcas de raça pura Landrace de uma exploração de cria comercial.
Todas as porcas da população estudo foram genotipificadas com Illumina Porcine SNP60 BeadChip e foi feito o GWAS através de análise de associação linear baseada em modelos de efeitos mistos utilizando o programa GCTA.
Foram identificados cinco marcadores sugestivos de polimorfismo de um só nucleótido para o genoma total para a totalidade dos leitões nascidos vivos e paridade final no total da vida produtiva. Estes cinco marcadores estavam altamente associados com outros caracteres relacionados com o SLP e todos eles se encontravam dentro ou próximos de um gene particular, o MEGF11, no cromossoma 1.
Este novo gene candidato posicional poderá contribuir para aumentar a produtividade da porca ao longo da sua vida produtiva após a validação em outras populações.
J.H.Kang, E.A.Lee, S.H.Lee, S.H.Kim, D.H.Lee, K.C.Hong, H.B.Park. Genome-wide association study for sow lifetime productivity related traits in a Landrace purebred population. Livestock Science. Volume 202, August 2017, Pages 21-24. https://doi.org/10.1016/j.livsci.2017.05.013