Os destilados de milho (DDGS) são conhecidos como uma fonte de fibra insolúvel na dieta que pode reduzir o custo da alimentação para suínos. Uma maior inclusão de DDGS nas dietas poderia potencialmente aumentar a secreção de mucina, o que poderia afectar as células epiteliais gastrointestinais, as enzimas digestivas e as secreções mucosas. Sugere-se que o aumento da produção de mucina reduz a retenção de treonina no corpo. Consequentemente, pode ser necessário aumentar o nível de treonina na dieta quando o DDG de milho é utilizado como fonte de fibra insolúvel. Portanto, o objectivo deste estudo era avaliar se a dieta com uma relação Treonina-Lisina digestível ileal normalizada (rácio Thr:Lys DIE) igual ou superior às necessidades estimadas em dietas com ou sem DDGS poderia influenciar a performance do crescimento em suínos de engorda. Um total de 2.160 porcos (inicialmente 35,1 ± 0,5 kg) foram utilizados num ensaio de 112 dias. Os animais foram distribuídos aleatoriamente por parques (27 porcos por parque) num bloco completamente aleatório de peso com 20 parques por tratamento. Os parques foram distribuídos por um de quatro tratamentos dietéticos que foram dispostos num desenho factorial 2 x 2 com efeitos principais de nível de treonina dietética (normal vs. alto) e DDGS (sem ou com). As dietas de tratamento foram formuladas em quatro fases de 34 a 57, 57 a 79, 79 a 104 e 104 a 130 kg de peso corporal. As dietas com alto conteúdo de DDGS foram formuladas para incluir 40% DGGS na fase 1 e 2, 30% na fase 3 e 15% na fase 4. As dietas treonina normais foram formuladas para ter rácios Thr:Lys DIE de 61%, 62%, 63% e 65% para as quatro fases dietéticas, respectivamente. As dietas com alto conteúdo em treonina tinham rácios de Thr:Lys DIE de 67%, 68%, 69% e 72%, respectivamente.
Não foram observadas interacções em qualquer fase ou em geral entre o nível de treonina e os DDGS adicionados. Durante todo o período (do dia 0 ao 112), os porcos alimentados com dietas sem DDGS tiveram um ganho médio diário mais elevado, mas reduziram o consumo médio diário de ração, levando a uma maior eficiência alimentar. Não houve evidências de diferenças entre os porcos alimentados com dietas formuladas com uma relação Thr:Lys DIE normal ou elevada.
Em conclusão, a alimentação com níveis elevados de DDGS diminuiu o ganho médio diário e aumentou a ingestão média diária de alimentos, resultando numa eficiência reduzida e num peso final mais baixo, independentemente do nível do rácio Thr:Lys DIE na dieta.
Tolosa AF, Tokach MD, Goodband RD, Woodworth JC, DeRouchey JM, Gebhardt JT. Evaluation of increasing digestible threonine to lysine ratio in corn–soybean meal diets without and with distillers dried grains with solubles on growth performance of growing-finishing pigs. Translational Animal Science. 2022; 6(2): txac058. https://doi.org/10.1093/tas/txac058