A vacinação manual consome muito tempo. As vacinas orais administradas com um dispositivo de dosagem não são frequentemente utilizadas devido à falta de mão de obra nas explorações. As actuais tecnologias de enriquecimento ambiental não permitem que os porcos expressem certos comportamentos naturais, como o fossar, e sejam recompensados por isso. Desenvolvemos um pulverizador para que os porcos domésticos se possam auto-aplicar qualquer líquido. Ao adicionar um atrativo (feromona materna suína), é possível aumentar a utilização de dispositivos de enriquecimento ambiental por parte dos suínos.
Neste estudo, foi utilizada uma vacina oral contra a Salmonella para avaliar a eficácia de três métodos de administração: (1) controlo, sem vacina, (2) dispensador manual, tal como indicado na bula, e (3) autoadministração utilizando este dispositivo de enriquecimento ambiental prara fossar.
Todos os porcos se auto-administraram a vacina nos 80 minutos seguintes à exposição ao dispositivo de enriquecimento ambiental. Enquanto os porcos do grupo de controlo apresentavam pouca ou nenhuma IgG ou IgA da Salmonella no soro e no fluido oral, os porcos que receberam a dose manual e os que se auto-vacinaram apresentavam níveis semelhantes de IgA e IgG no soro e no fluido oral.
Em conclusão, foi possível reduzir significativamente a mão de obra necessária e atingir 100% de eficácia na obtenção de uma resposta serológica quando os porcos se auto-administraram a vacina contra a Salmonella. Esta tecnologia pode beneficiar a produção comercial de porcos, proporcionando um ambiente enriquecido. A auto-vacinação pode também ajudar no controlo ou imunização de javalis e melhorar a saúde dos porcos domésticos e a segurança alimentar.
Robbins RC, Archer C, Giménez-Lirola G, et al. Self-administration of a Salmonella vaccine by domestic pigs. Scientific Reports. 2023; 13: 2972. https://doi.org/10.1038/s41598-023-29987-x