X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Avaliação de protocolos de desinfecção para reduzir a transmissão de vírus pelos veículos de transporte

O objectivo deste estudo foi determinar a eficácia contra o PRRSV e o TGEV de desinfectantes depois de uma lavagem de alta pressão em condições experimentais simulando situações em camiões de transporte de animais.

16 Fevereiro 2016
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O objectivo deste estudo foi determinar a eficácia contra o PRRSV e o TGEV dos desinfectantes peróxido de hidrogénio acelerado ou a combinação de glutaraldeído e amónio quaternário depois de uma lavagem de alta pressão em condições experimentais simulando situações de campo frequentemente experienciadas em camiões de transporte de animais.

Durante o estudo foram utilizados modelos de camiões de alumínio à escala 1:61 com fezes contaminadas artificialmente com PRRSV e TGEV. Cada camião foi submetido a um processo de lavagem simples e à aplicação do desinfectante atribuído. Foram recolhidas quatro amostras ambientais por camião em cinco momentos diferentes que foram analisadas através de qPCR para PRRSV e PCR  para TGEV. Foram inoculados porcos de 10 semanas de vida, via oral e intramuscular com a parte flutuante das amostras dos modelos de camiões depois da desinfecção. Aos 7 e 14 dias após a inoculação foram recolhidas e analisadas amostras de fezes e sangue para determinar se o inóculo continha vírus vivo infeccioso.

Todos os porcos controlo positivos revelaram-se positivos mediante qPCR para o PRRSV aos 7 e 14 dias após a inoculação e a PRRSV segundo o resultado de ELISA no dia 14. Os porcos nos outros grupos de tratamento foram negativos através de qPCR PRRSV e de ELISA para PRRSV. Os resultados das análises de TGEV não foram conclusivas porque o Grupo de Controlo Positivo não foi infectado.

Sob as condições de estudo, uma lavagem de alta pressão com água fria mais a aplicação de peróxido de hidrogénio acelerado ou uma desinfecção combinado de glutaraldeído e amónio quaternário é eficiente para desactivar o PRRSV.

Schneider PT, Zhang J, Ramirez A, et al. Evaluation of disinfection protocols to reduce virus transmission via livestock transport vehicles using model trailers and experimental conditions. J Swine Health Prod. 2015;23(6):306–316.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista