Desde que foi detectada a Peste Suína Africana (PSA) na República Dominicana, em Julho de 2021, a doença tem afectado negativamente o sector suinícola do país. A avaliação da situação epidemiológica da PSA é crucial para ajudar as autoridades locais e as partes interessadas do sector a controlar a doença.
Métodos: Este estudo avaliou dados de 155 focos relatados na República Dominicana de Novembro de 2022 a Junho de 2023. Uma análise descritiva espaço-temporal foi realizada para caracterizar a distribuição e disseminação da doença e o R0 entre explorações foi calculado para o período de estudo. Para avaliar o agrupamento, foram utilizados o teste de Knox e um modelo de permutação espaço-temporal. Os dados relativos à apresentação clínica, às medidas de biossegurança e às possíveis causas de entrada foram classificados e resumidos.
Resultados: A maioria (78%) dos focos ocorreu em explorações caseiras, que geralmente apresentavam um baixo nível de biossegurança. Em todos os tipos de explorações, a maioria dos suínos ainda estava viva na altura do despovoamento. Os resultados espaço-temporais e as estimativas de R0 sugerem um padrão de doença endémica geograficamente localizado no centro do país. Foram detectados aglomerados mesmo a pequenas distâncias temporais e espaciais devido a focos entre explorações vizinhas caseiras.
Conclusão: Estes resultados fornecem informações críticas sobre a situação actual da epidemia de PSA na República Dominicana e ajudarão as autoridades públicas e a indústria suinícola a desenvolver estratégias eficazes de controlo da PSA.
Schambow RA, Hussain S, Antognoli MC, Kreindel S, Reyes R, Perez AM. Epidemiological Assessment of African Swine Fever Spread in the Dominican Republic. Pathogens. 2023; 12(12):1414. https://doi.org/10.3390/pathogens12121414