X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Balanço electrolítico nas dietas para leitões ao desmame

O objectivo desta experiência foi investigar os efeitos de diferentes níveis de balanço electrolítico da dieta.

14 Dezembro 2017
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Na maioria dos casos, o balanço electrolítico da dieta (dEB) é definido em miliequivalentes (mEq) de sódio, potássio e cloro. Geralmente, um nível positivo de dEB pode optimizar o crescimento dos porcos, ao passo que um dEB negativo pode reduzir o consumo de alimento. O dEB óptimo para o crescimento dos leitões não está bem estabelecido e, actualmente, na literatura, podem ver-se intervalos entre -35 a 250 mEq/kg com resultados semelhantes.

O objectivo desta experiência foi investigar os efeitos de diferentes níveis de dEB. Um total de 160 porcos desmamados (Duroc × Landrace) × Yorkshire com um peso médio inicial de 7,67 ± 0,97 kg, 28 ± 1 dia de idade) foram distribuídos por 1 de 4 tratamentos para determinar os efeitos de dEB (Na + K - Cl mEq/kg da dieta) sobre o crescimento e a digestibilidade dos nutrientes. Os porcos foram alimentados com 4 dietas incluindo diferentes níveis de dEB: 0, 83, 166 e 250 mEq/kg de dEB durante 4 semanas. Os diferentes valores dEB foram obtidos alterando as concentrações de cloreto de cálcio, carbonato de cálcio e bicarbonato de sódio.

Os porcos alimentados com dietas com dEB de 166 e 250 mEq/kg mostraram um maior ganho médio diário (GMD) que os alimentados com 0 mEq/kg. Durante os periodos 14-28 dias e 0-28 dias, o consumo médio diário (CMD) foi maior nos tratamentos dietéticos de 166 e 250 mEq/kg que em 0 mEq/kg. No entanto, não foi observada qualquer diferença no índice de conversão comparando os diferentes tratamentos dietéticos ao longo da experiência. Os grupos alimentados com 166 e 250 mEq/kg mostraram uma maior digestibilidade total aparente (ATTD) da matéria seca (MS) e do azoto em comparação com 0 mEq/kg. Por outro lado não foi observado qualquer efeito sobre a ATTD da energia bruta entre os tratamentos dietéticos.

Em conjunto, estes resultados sugeriram que os valores de dEB entre 166 e 250 mEq/kg permitiram aos porcos obter um crescimento óptimo e apresentar melhor ATTD de MS e N.

Lei, X. J., Chung, J. Y., Park, J. H., and Kim, I. H. (2017). Evaluation of different dietary electrolyte balance in weanling pigs diets. Animal Feed Science and Technology, 226, 98-102. https://doi.org/10.1016/j.anifeedsci.2017.02.014

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes
Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista