De modo a realizar de forma precisa a gestão de lotes e obter rendimentos reprodutivos óptimos é crucial utilizar métodos eficazes para sincronizar o estro em porcas jovens. Existe uma crescente procura por técnicas de reprodução alternativas em que não sejam utilizadas hormonas. Antes da puberdade, as porcas jovens apresentam um periodo de "espera", relacionado com o desenvolvimento do ovário e secreções de gonadotrofina, durante o qual a estimulação externa, como a exposição ao varrasco, poderá induzir à primeira ovulação. Para obter informação sobre o periodo de espera são requeridas técnicas não invasivas, portanto o objectivo deste estudo é encontrar biomarcadores específicos deste periodo na saliva.
Foram realizadas ecografias trans-abdominais durante 5 semanas em seis porcas jovens Large White de 140 dias de idade até ser detectada a puberdade (semana -5 a semana -1 antes da puberdade). Foram recolhidas amostras de saliva e urina para a prova de estrona e detectar o periodo de espera. As porcas jovens foram abatidas 7 dias depois da detecção da puberdade para confirmar a puberdade. O metaboloma salival foi analisado através de Ressonância Magnética Nuclear 1H. Os testes de estrona urinários estão em curso.
As concentrações de alguns metabolitos da saliva aumentaram significativamente (propionato e butirato por exemplo) ou diminuíram (piruvato e fumarato por exemplo) entre a semana -5 e a semana -1 antes da puberdade. A identificação de outros metabolitos, cuja concentração salival variou significativamente, está em curso.
Estes resultados sugerem que alguns metabolitos salivares podem funcionar como biomarcadores da etapa pré-puberal em porcas jovens. A vigilância da saliva pode ajudar a investigar o momento óptimo para aplicar o efeito varrasco e poderá contribuir para diminuir o número de fêmeas cobertas no periodo pré-puberal.
G. Goudet, C. Douet, L. Nadal‐Desbarats, N. Kütük Süer, C. Staub, E. Venturi, J. Savoie, S. Ferchaud, S. Boulot, A. Prunier. Recherche de biomarqueurs salivaires du stade de maturité sexuelle de cochettes pré‐pubères. 47e Journées de la Recherche Porcine.