A resistência aos antibióticos está a aumentar na indústria suína, com um importante efeito na saúde humana, o que leva à necessidade de novos antimicrobianos.
Recentemente, a comunidade científica dirigiu o seu interesse para os compostos naturais e têm sido testados diferentes óleos essenciais em espermatozóides para uma avaliação preliminar de toxicidade antes de serem considerados como bons substitutos dos antibióticos comuns.
O objectivo deste estudo foi investigar o potencial efeito antimicrobiano dos óleos essenciais de Melaleuca alternifolia e Rosmarinus officinalis, já testados para a toxicidade, em doses de inseminação artificial sem espermatozóides e armazenadas a 16°C durante 5 dias. Foi conseguido através do uso de um modelo in vitro com uma quantidade standartizada de E. coli.
Os óleos essenciais, previamente caracterizados quimicamente através de cromatografia de gases, foram analisados a 0,2 e 0,4 mg/ml. As análises, realizadas às 24 e 120 horas, incluíram a avaliação da densidade óptica, a quantificação de ADN bacteriano por PCR e a contagem de colónias.
Os resultados mostram que os óleos essenciais de Melaleuca alternifolia e Rosmarinus officinalis, numa concentração de 0,4 mg/ml, podem ter efeitos similares à ampicilina, usada como controlo, nas amostras experimentais. A menor concentração, o óleo essencial de M. alternifolia pareceu ímais eficiente em comparação com R. officinalis.
Em geral, estas descobertas reforçam a hipótese do uso potencial dos fitocomplexos como agentes antimicrobianos em biotecnologias reprodutivas.
Elmi, Alberto, et al. “Antimicrobial Capabilities of Non-Spermicidal Concentrations of Tea Tree (Melaleuca Alternifolia) and Rosemary (Rosmarinus Officinalis) Essential Oils on the Liquid Phase of Refrigerated Swine Seminal Doses.” Research in Veterinary Science, vol. 127, 2019, pp. 76–81., doi:10.1016/j.rvsc.2019.10.014.