Para estudar a capacidade de resistência ao stress imunológico entre diferentes raças foi usado um modelo de stress imunológico em animais da raça indígena Laiwu chinês, cruzada com Laiwu e Yorkshire. O estudo também foi usado para determinar o efeito da levedura de crómio sobre o stress imunitário. Foram utilizados um total de 48 leitões desmamados (16 leitões de cada raça) que foram submetidos a um dos quatro tratamentos seguintes: Controle, LPS, Cr e LPS + Cr . Foram testados parâmetros sanguíneos relacionados com o stress imunológico (IL-1β, TNF-α, GH e cortisol) em amostras recolhidas foram examinadas ás 0, 2, 5 e 7 horas após a injecção.
Os resultados mostraram um aumento na produção de IL-1β, TNF-α e cortisol no grupo tratado com LPS, enquanto que a GH diminuiu às 2 horas após a injecção, em comparação com o controle. No entanto, a IL-1β, TNF-α e cortisol no grupo Cr + LPS foi menor do que no grupo de LPS, enquanto que a GH foi maior. O RNA total foi extraído a partir de amostras de linfócitos de sangue às 2 horas após a injecção. O Q-PCR foi utilizada para determinar a expressão do gene de IL-1β, IL-6 e TNF-α. Os resultados mostraram que a injecção de LPS aumentou a expressão do gene de IL-1β, IL-6 e TNF-α. Entre as três raças, a expressão de IL-1β, IL-6 e TNF-α em Yorkshire foi significativamente maior do que em Laiwu e Lulai enquanto não houve diferença entre Laiwu e Lulai. Entre os quatro tratamentos, a expressão dos três genes do grupo de LPS foi a mais alta em comparação com o grupo Cr + LPS e controlo.
O estudo conclui que os porcos Laiwu, seguido por Lulai, são aqueles com maior resistência ao stress imunológico. O uso da levedura de cromo leitões ajudou os leitões a reduzir o stress imunológico.
Song C1, Jiang J, Han X, Yu G, Pang Y. Effect of immunological stress to neuroendocrine and gene expression in different swine breeds. Mol Biol Rep. 2014 Feb 11. [Epub ahead of print]